cantinho da casa

troquei o bilhete de comboio

Desde o dia do descarrilamento do comboio em Pampilhosa da Serra que esperava o desenrolar das notícias para saber como estava a obra na linha.

Esperei até ontem à noite.
Segundo elas,  a circulação faz-se numa linha, mas com demora. E os comboios circulam com atraso.

Hoje de manhã, fui ao site da CP ver se havia alguma informação sobre a circulação na linha do norte.

Era a mesma que ouvira nas notícias.

Liguei para o Serviço de Apoio ao Cliente. Após  várias indicações da voz e daquilo que já estamos fartos de ouvir, que só nos lixam a carteira, quando ela, a voz,  diz que o tempo de espera é de 0h 0' 0 '', contente por que ia ser atendida, eis que o som de uma música era o que ouvia.

Mesmo assim, decidi esperar. Não esperei nem 1, nem 2 , nem 3 minutos. Esperei 5, e ninguém atendeu. Desliguei.

Acontece que comprei o bilhete para as 18h06, com chegada às 21h30 a Lisboa.

Levo uma mala que vai dentro de dias para o Rio de Janeiro. A minha sobrinha esperava-me em Santa Apolónia, a estação mais perto de casa.

Havendo atraso no comboio, que pode ser curto mas também pode ser longo, não quero obrigá-la a esperar-me sabe-se lá por quanto tempo.

E fui à CP de Braga.

"Ah e tal, a circulação está resposta, não há atraso, confie em mim e não na internet."

Quando lhe disse que vira no site da CP, mudou o discurso. Mas insistia que o tempo de espera para mudar de linha seriam 10 minutos.

E eu insistia que não queria correr o risco de chegar tarde a Lisboa, queria alterar a hora da viagem.

"Ah, mas só podemos alterar uma das viagens, até porque teve desconto. E vai pagar mais. Olhe, porque não vai no Intercidades?"

Estava fora de questão viajar no Intercidades pagasse o que tivesse a pagar a minha viagem tem de ser no Alfa.

Lá fizeram o que eu pedi. Mantinha-se a hora e o desconto no regresso, na ida pagaria mais 4,50 euros.

Quanto ao regresso, demore o tempo que demorar, não me faz diferença. Vou deixar o carro no parque, não preciso de ninguém que me vá buscar à estação.

Preveni-me, e ainda bem que o fiz. É que as notícias são estas:

"Num comunicado, a CP alertou ainda que “a circulação numa só via provocará atrasos na oferta de longo curso e regional”.