Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cantinho da casa

cantinho da casa

Seg | 12.04.21

sobre o lagarto

A maioria das casas do  condomínio estiveram alugadas três meses, quem lá estava saíram na passada semana, e porque acabou a proibição de sair do concelho, fomos  à praia. 

O miúdo estava a precisar de liberdade, de brincar na areia,de jogar à bola, o dia estava agradável,saímos depois do almoço e da sesta dele.

Sabíamos que a empresa de limpeza ia hoje limpar a casa, mas como não tencionavamos ficar, queríamos abrir  as janelas e deixar entrar ar na casa.

Mal entramos em casa, pareceu-nos que estaria alguém. Na sala  havia indícios, e a minha reacção foi perguntar em voz alta:  " está alguém cá dentro!"

Como ninguém respondeu, e fora de casa, de imediato a minha sobrinha ligou à irmã.

"Não há problema,não está ninguém em casa, já saíram, podeis ficar aí."

Voltamos a entrar, abrimos as janelas, fomos para a praia.

praia.jpg

Tinhamos levado um lanche para o comermos no terraço da casa, virado para o sol, saímos da praia.

Cansado de rebolar na areia, e de jogar à bola, o menino queria colo, mas pesado que está, e para o distrair, ele ia chutando as pinhas velhas caídas no caminho.

E foi então que dei de caras com um grande lagarto, o primeiro grande lagarto que vejo naquela zona de pinhal (pensei logo se no muro da casa da minha sobrinha não haverá lagartos destes. Que arrepio!) . Parei e alertei a minha sobrinha, que ia junto ao muro.

IMG_20210411_172425.jpg

Ficamos impressionadas com o comprimento do lagarto. Arrepio-me quando vejo os pequenos,quanto mais este!

Mas parado que estava no muro, olhando-nos nos olhos, peguei no telemóvel e antes que fugisse, e com calma, tirei a primeira fotografia. Depois, ele andou um pouco mais, ficou mais visível, aumentei o zoom e, click!

IMG_20210411_212653.jpg

IMG_20210412_123153.jpg

O lagarto fugiu, e por entre as folhas do muro, parou de novo. E foi-se embora.

Publiquei a fotografia no Instagram, tive o comentário de uma amiga, que vive na aldeira, que respondeu que "Primo dos que tenho aqui em casa. Só aparecem na Primavera/ verão"

Depois tinha o da minha sobrinha, que escreveu:" a  existência  desses lagartos é um bom sinal"

Esta comentário levou-me a pesquisar sobre no  que estes répteis poderiam ser bom sinal.

IMG_20210412_104350 (1).jpg

 

Curiosa com o comentário da sobrinha, fui procurar algo sobre o símbolo do lagarto e descobri neste link, um texto muito interessante sobre a importância que a natureza tem, e de uma forma subtil, de comunicar connosco.

Então algumas das características do lagarto e o que podem representar na nossa vida, isto porque há umas quantas semanas que tenho andado mais fechada para os outros, tenho pensado na minha vida e dos meus familiares ( daí as noites mal dormidas), no que posso fazer para afastar o que me perturba, no que é possível fazer para que a vida tome o seu ritmo, sobretudo  enfrentar os medos e escutar o meu coração, que nem sempre escuto e o que ele me diz, e depois lamento-me.

É um texto que encaixa muito bem no que temos vivido desde 2020, e que nos pode ajudar a repensar as nossas vidas,melhorar os nosso comportamentos, procurar realizar os nossos sonhos...

"Eles são animais antigos da época dos dinossauros, o que nos fala sobre a ancestralidade. Em algumas nações nativas acredita-se que o lagarto tem a capacidade de nos colocar em contato com nossos ancestrais. São animais de natureza escorregadia que permite escapar com certa facilidade de seus predadores, o que nos aponta a ideia de que são seres adaptáveis e que também nos fala sobre a rapidez. Por outro lado, eles possuem a característica de ficar longos períodos de tempo expostos e imóveis ao sol, símbolo do êxtase contemplativo. Muitas culturas nativas consideravam esses seres superiores a outros animais. Na bíblia ele é citado como sábio entre os sábios. Mas curiosamente, esse símbolo representa a humildade e a procura da luz."

"Quando são capturados pelos predadores eles possuem a capacidade de perder a cauda para poder escapar deixando. O predador confuso e lhe dando tempo para fugir. A cauda se regenera com o tempo, o que nos fala de um enorme sacrifício feito para a sobrevivência. Este ato é símbolo máximo da capacidade de se regenerar e que, simbolicamente, nos faz refletir que nós somos capazes de fazer o mesmo. A nova cauda simboliza crescimento e renascimento."

"As pessoas que encontram esse símbolo podem possuir características de repetição e se encontrar vivendo os mesmos ciclos. A dificuldade de sair desses ciclos, pode estar relacionada ao medo de rompimentos.  

Em contrapartida, o símbolo desse animal que cruzou nosso caminho nos diz também que somos seres muito sensatos ao enfrentar os medos e que também nossa energia pessoal se nutre na capacidade de (re)criação. Que possamos refletir se estamos entrando no mesmo ciclo mais uma vez.

Se esse animal apareceu, é chegada a hora de um profundo exame de consciência. Ele nos convida a olhar para dentro de nós mesmos e meditar sobre e o que está nos conduzindo ao longo do caminho?

 

Ele nos convida a sair da rotina e começar a imaginar uma nova realidade, como alternativa para conseguir romper com o lugar que nos encontramos. Ele nos traz a mensagem que todas as novas coisas nascem dos nossos sonhos. Falando, portanto, do otimismo, do sonhar, refletindo sobre o passado, sobre a sobrevivência, trazendo questões de transformações, coragem em caminhar para frente em tempos difíceis, deixando coisas velhas e criando coisas novas, em acreditar na renovação e na adaptação ao novo.

Em um aspecto mais profundo sobre esse símbolo podemos dizer que ele nos fala sobre lidar com os lados sombrios da realidade, nos quais os sonhos são reelaborados antes de se manifestarem no plano físico. Assim, se o lagarto apareceu ele está oferecendo ajuda a ver na escuridão, entre medos, anseios e coisas que mais nos faz nos debater.

Em nossa busca pela verdade interior é possível que tenhamos que desapegar de coisas superficiais e abordar questões e feitos que nos fazem sentir incomodados. Para compreender nossos sonhos é preciso focar e escutar o que nosso coração está realmente dizendo. Aprendendo a confiar nele.

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.