sobre a minha cidade
Uns dias antes do evento Braga Romana, decoravam-se as ruas a preceito, limpava-se a fonte da Praça da República.
Enquanto ela funciona, não se vê o verdete que se forma nos tubos.
Ontem passei nessa mesma fonte e reparei que precisava de nova limpeza.
Na Avenida da Liberdade, vê-se a azáfama dos funcionários da Câmara que marcavam na terra dos canteiros os pontos onde seriam plantadas novas flores, de verão, para substituírem as de inverno.
Estivemos dois anos sem festividades, achei estranho fazerem já esta mudança. Estamos no mês de São João, é costume fazerem-no depois, já que a população é muita, calcam os jardins, é despesa desnecessária, nesta altura.
Hoje, fui ao Mercado Municipal, lá estavam os jardineiros a trabalhar no que começaram ontem.
Quando passei junto à fonte, estavam os homens a limpá-la.
Uns minutos depois, lembrei-me por que estão a fazer a jardinagem : vamos ter as Comemorações do Dia de Portugal, tudo vai acontecer no Centro Histórico, na Praça da República e na Avenida da Liberdade ( a pouco mais de 200metros da minha casa), razão pela qual estão a embelezar os jardins.
.
"Em comunicado, o município de Braga refere que o “ponto alto” das comemorações será a Cerimónia Militar do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que irá decorrer na Avenida da Liberdade, a 10 de junho, pelas 11:00, contando com a presença de um efetivo total de 2.054 militares.".