Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cantinho da casa

cantinho da casa

sobre a lei dos sacos

sacos.jpg

Tinha conhecimento da notícia de que a partir de ontem entrava em vigor a lei de  pagar os sacos de compras que fazemos na lojas.

Lera um comentário que então estes não deviam ter publicidade, uma vez que  estamos a pagar a publicidade à loja/ marca.

Ontem, fui comprar umas sandálias, e no acto de pagamento, perguntei se tinha de pagar o saco ( com o nome da loja). A senhora ficou estupefacta a olhar para nós, disse que desconhecia a notícia e ainda não tinha sido informada pelo dono da loja.

Contei que na semana passada, antes de saber desta notícia, fui à Sport Zone comprar um artigo de desporto. A funcionária perguntou-me se queria saco, e como nunca ninguém me havia feito a pergunta, disse que sim, e comentou: " são vinte cêntimos que tem de pagar por ele".

Fiquei boquiaberta.O saco era pequeno, com o nome da loja.  E trouxe, não queria trazê-la na mão.

E foi então que, já em casa, fui à caixa onde tenho vários sacos de tecido das compras "xpto" que faço ( sobretudo das marcas que compro habitualmente, mas online,  e que vêm embaladas num saco especial), pendurei-os no closet para que, sempre que for às comopras de roupa ou outra coisa qualquer, os leve comigo.

Hoje, fui ao continente e na secção de frutas, reparei que as pessoas serviam-se dos sacos de plástico à sua disposição.

Comprei bananas, pesei-as, e pus o autocolante que sai da máquina com o valor a pagar numa das bananas, e coloquei-as, sem saco de plástico, no carrinho. Das compras que fiz, trouxe zero sacos de plástico.

Eu costumo levar os meus, e também os de papel, do pão ( eu levava os de tecido, mas desde a pandemia de Janeiro passado, fui informada, na padaria, que não podia levar os meus sacos. Eles eram obrigados a vender nos de papel), que,  por mais que eu queira poupar, são muitos, guardados num saco grande, e que levo para o mercado, quando lá vou.

Lavo todos os sacos de plástico que trago do supermercado, ou da peixaria, seco-os, dobro-os e guardo-os numa gaveta para próximas compras que faça.

Raramente vou buscar comida fora de casa, mas já aconteceu comprar e levar os meus recipientes.

Estou em falta na peixaria, pois penso levar tupperwares para acondicionar o peixe, mas esqueço-me.

Mas ainda há muito a fazer, sobretudo nos hipermercados e supermercados que vendem todas essas doçarias cheias de calorias, e que eu não compro, em embalagens  de plástico.

21501012_KT517.jpeg

 

 

32 comentários

Comentar post