"primeiro de Agosto, primeiro de inverno"
(Braga, à noite, ontem)
Ontem fomos dar uma volta, já depois das 23h.
Muitas pessoas pelas ruas do centro, bares e esplanadas de cafés completamente cheias, um ambiente de verdadeiras noites quente de verão.
Estava, de facto, uma noite fantástica.
Diz a minha amiga Mafalda: "Dentro de casa a ver televisão com noites quentes como esta, é tolice. Vamos aproveitar Julho, estas noites de verão, porque o primeiro dia de Agosto, é o primeiro dia de inverno".
Comentei:" Ora agora que falas nisso, há dias, alguém disse isso mesmo, que o primeiro dia de Agosto é o primeiro dia de inverno".
E continuou: " Claro que é. Os dias ficam mais pequenos, na praia temos as marés vivas, as nortadas, as noites são frescas, o agasalho tem de andar connosco. Se Julho é o mês do verão, há que aproveitar as noites e sair para a rua".
Lembrei-me então onde ouvira este ditado popular. Fora uma colega do curso de Pilates que o dissera, não me recordo o contexto da conversa, mas presumo que seria as férias.
E nenhuma de nós o conhecia.
Hoje está calor, estive todo o dia em casa, há que aproveitar a noite e sair porque já só faltam 16 dias para o "primeiro de inverno".