Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cantinho da Casa

Cantinho da Casa

07.07.20

plástico responsável

Maria Araújo

lera há algum tempo que o Continente colocara na entrada das várias superfícies, as máquinas automáticas de reciclagem de garrafas de plástico que "dá dinheiro" que são vales de descontos em compras no hipermercado.

tenho o carro na oficina, fui, ontem, de autocarro para o ginásio, saí na paragem junto ao hipermercado, teria de atravessar toda  a área exterior para andar cerca de sete minutos até chegar ao ginásio.

meti pelo do parque de estacionamento, aproximava-me do tapete rolante, reparei numa fila perto do elevador. e foi então que vi que as pessoas carregavam sacos cheios de garrafas de plástico. e vi a máquina.

primeiro pensamento: enquanto as garrafas não tinham valor, era vê-las espalhadas no chão. poucos se davam ao trabalho de as pôr num contentor de reciclagem ou até num caixote de lixo urbano. agora que dão dinheiro, faz-se fila para as trocar por vales.

óvbio que fiquei feliz de ver a preocupação das pessoas com os sacos cheios de garrafas para as deixar na máquina, é uma mais valia para o ambiente e para todos nós, até porque o lema do tempo das nossas avós e mães, no que se refere a roupa, do velho se faz novo , herdei da minha mãe a roupa que ela não usava ( e eu detestava estas heranças,queria roupa nova) que mandava para a modista fazer de novo para mim e para a minha irmã mais velha.

outros projectos-piloto serão desenvolvidos, tenho pena que seja para mais tarde:

O projeto-piloto servirá também para “adquirir experiência e produzir ensinamentos” para a implementação efetiva do sistema, segundo se pode ler no mesmo comunicado. A partir de 1 de janeiro de 2022, de acordo com as diretrizes europeias, será obrigatório assegurar o sistema de depósito de embalagens de bebidas não só de plástico como também de vidro e alumínio – à semelhança do que já acontece em alguns países-membros.

ficam aqui o link , e o vídeo

 

 

 

6 comentários

Comentar post