paisagem de outono
saí manhã cedo para uma consulta de oftalmologia, na Póvoa de Varzim.
consultas de rotina que nunca falho, o médico já me trata por tu, "anda cá", "olha para a minha orelha", "fecha os olhos", "estás muito bem", "vem ver aqui as células dos teus olhos", "só te vejo daqui a um ano", fico bastante satisfeita com a decisão que tomei há sete anos para esta intervenção.
aproveitei para ir ao outlet, em Mindelo, comprar chávenas de café (numa semana parti 3 chávenas) almocei por lá, à saída fui conhecer a praia.
apesar das nuvens, não chovia, e a temperatura estava bastante agradável para dar um passeio e tirar algumas fotografias.
um jovem pescava nos rochedos, as ondas batiam muito próximo do lugar onde estava, atento à cana de pesca que, de repente, dá sinal, e ele, com toda a força, rodava o carreto e puxava a cana para si, até se vê sair do mar o tão desejado, mas pequeno, peixe.
já em direção a Vila do Conde, tive de fazer um desvio devido a obras na via. a tabuleta com a indicação do Convento de Santa Clara, que não conheço de perto, desafiou-me a subir a estrada de acesso, tinha todo o tempo para fazer o que me apetecesse e fui. uma vista sensacional. pena estar nublado, mas valeu o desvio, caso contrário, acho que nunca lá iria.
quando vou e /ou regresso pela estrada nacional, passo perto do Monte de S. Félix." há anos que não subo o monte. um dia destes vou lá a cima" , comentava para mim mesma. já não me lembrava como era e, pisca para a direita, fui satisfazer a vontade adiada.
e ainda bem que o fiz.
as pessoas deixavam os carros estacionados nos acessos à escadaria e subiam-na. estive para fazer o mesmo, mas desisiti.
como seria de esperar, a vista que se nos depara é lindíssima...mas o mar estava completamente encoberto pelas nuvens cinzentas, não deixando estas, contudo, de dar um encanto sereno de outono à paisagem.
hei-de voltar num dia de sol. passo lá imensas vezes.