Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cantinho da casa

cantinho da casa

o mar e o homem

o dia do meu aniversário foi passear pela praia, carregar o corpo e a mente de energia, sentir o sabor salgado do mar e a aragem fresca do vento fraco, deixar fluir o pensamento.

É no inverno que melhor aprecio estes momentos, só meus,  também de outras tantas pessoas que passeiam pela praia, ou vão surfar, ou até pescar. 

Neste caminhar de inverno pela praia, tem-se a noção do quanto o mar,  revolto, e o homem medem forças, um porque precisa de  mostrar a sua ira quando o mau tempo vem, o outro para manter a praia "intacta" para a próxima época balnear.

Nesta luta constante, o homem adopta as estratégias e os meios mais seguros para que o mar não destrua as dunas, estas preservem as lindas vivendas que ele, homem, de forma desordenada e para seu prazer (é tão bom ter uma casa numa duna com o mar como paisagem),construiu.

E foi nesta caminhada  que entendo a luta travada entre o homem e o mar. Um leva areia, o outro retém-na ou vai buscar a outros lados, draga-a ao próprio mar para, em tempo oportuno, libertarem as cordas, os "sacos" , os tubos, sei lá, e fazer a praia, agora minúscula, uma praia aprazível no verão.

Depois há o lixo que se acumula na praia. Os troncos de árvores que o vento, nos dias de tempestade, leva para onde calha, o pneu de tractor que, provavelmente, o mar trouxe ou o homem esqueceu de o levar.

Apesar de tudo, as nuvens cinzentas, o sol que espreita, o céu, por vezes azul, convidam ao prazer de uma bela e serena caminhada.

O que aqui escrevi é o pouco que sei e que estas minhas  fototografias mostram destas coisas da engenharia hidráulica e do ambiente.

po 110.JPG

po 111.JPG

po 118.JPG

po 121.JPG

po 122.JPG

po 123.JPG

po 127.JPG

po 129.JPG

po 131.JPG

po 133.JPG

po 136.JPG

po 139.JPG

po 140.JPG

po 144.JPG

po 148.JPG

po 149.JPG

 

 

7 comentários

Comentar post