Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cantinho da Casa

Cantinho da Casa

a espetacular "junção" de Vénus com Júpiter

Maria Araújo, 27.06.15

 

que acontecerá no próximo dia 30 ao pôr do sol, visível em todo o mundo se as condições atmosféricas estiverem a favor.

Por cá, o tempo vai continuar cheio de sol, com certeza que vamos estar atentos e não esquecer de observar o pôr do sol e este fantástico espetáculo da conjunção de Vénus com Júpiter.

 

simulação mostra movimentação de Júpiter e Vênus em junho (Foto: astroblog | reprodução)

 

a notícia

Se você parou para curtir o pôr do sol em algum fim de tarde de junho, deve ter reparado em dois pontos bastante luminosos um pouco acima da linha do horizonte, naquela mesma direção oeste. Eram os planetas Vênus e Júpiter, os mais brilhantes do nosso céu noturno. No último fim de semana eles formaram um incrível triângulo junto da lua crescente, mas desde o começo do mês têm proporcionado um verdadeiro espetáculo aos amantes de astronomia. Enquanto ficam cada vez mais próximos um do outro, vão preparando o caminho para o gran finale que ocorre na terça da semana que vem (30).

Neste dia, os dois astros estarão em conjunção a uma impressionante distância aparente de ⅓ de grau um do outro. Eles vão estar tão grudados que podem se assemelhar a um único superplaneta e, se você estender seu dedo mindinho, conseguirá cobri-los por completo. O evento, que poderá ser contemplado de qualquer lugar do mundo, só deve se repetir em agosto de 2016. Um outro fator torna o encontro ainda mais especial: neste mês, as condições estão muito favoráveis para a observação de Vênus. Dependendo da data e do lugar, ele pode até ser visto durante o dia e tranquilamente durante o crepúsculo!

 

e o vídeo

 

2 comentários

Comentar post