"não temos acesso aos dados"
foi a resposta que me deu o responsável da loja do grupo Inditex, onde comprei as calças que decidi trocar.
"No final do dia fechamos o programa, não conseguimos ter acesso a faturas".
Apresentei todos os meus argumentos e mais este: " um "amigo" dissera-me que se a fatura tinha o NIF, sabendo o dia e a hora que fui à loja, poderiam passar uma segunda via e fazer a troca".
"Não podemos, não temos acesso aos dados".
Então pedi o contacto de alguém superior. "O superior sou eu", respondeu, educadamente,o jovem.
"Mas quero apresentar reclamação.Nunca me aconteceu nada disto, quero saber se tenho solução".
Perguntou-me se queria o livro de reclamações, respondi que sim, abre o livro, volta a dizer-me que não pode dar-me a segunda via do talão porque os clientes abusavam e o grupo acabou com o acesso aos dados.
Pensei na alternativa de ir ao supermercado, "quem sabe, mas quase impossível, a funcionária ou alguém topasse o talão e o guardasse?!", desisiti registar no livro de reclamações, agradeci, e saí da loja.
Fui ao supermercado, falei com uma das responsáveis e ela falou o que eu já sabia : todos os talões que os cliente deixam nas caixas, vão para o lixo. Mas garantiu-me que todas as lojas comerciais têm acesso aos dados e se o cliente perdeu a fatura, pode adquirir a segunda via.
"Ligue para a Deco", aconselhou.
Liguei para uma das lojas do grupo, no Porto, expliquei que perdera um talão e se era possível obter outra via.
A resposta foi a mesma " Não temos acesso aos dados, não podemos dar a segunda via. A solução é expor a questão no Apoio ao Cliente, no website."
Agradeci e desliguei.
Fico com as calças, que até são giras (impliquei que fazem umas rugas atrás, nas pernas. Defeito meu, com certeza), mas vou enviar um e-mail porque quero ver se me respondem e o quê.