Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"não temos acesso aos dados"

por Maria Araújo, em 25.05.16

Sem Título.png

 

 

foi a resposta que me deu o responsável da loja do grupo Inditex, onde comprei as calças que decidi trocar.

Expliquei o que aconteceu.

"No final do dia fechamos o programa, não conseguimos ter acesso a faturas".

Apresentei todos os meus argumentos e  mais este: " um "amigo"  dissera-me que se a fatura tinha o NIF, sabendo o dia e a hora que fui à loja, poderiam passar uma segunda  via e fazer a troca".

"Não podemos, não temos acesso aos dados".

Então pedi o contacto de alguém superior. "O superior sou eu", respondeu, educadamente,o jovem.

"Mas quero apresentar reclamação.Nunca me aconteceu nada disto, quero saber se tenho solução".

Perguntou-me se queria o livro de reclamações, respondi que sim, abre o livro, volta a dizer-me que não pode dar-me a segunda via do talão porque os clientes abusavam e o grupo acabou com o acesso aos dados.
Pensei na alternativa de ir ao supermercado, "quem sabe, mas quase impossível, a funcionária ou alguém topasse o talão e o guardasse?!", desisiti registar no livro de reclamações, agradeci, e saí da loja.

Fui ao supermercado, falei com uma das responsáveis e ela falou o que eu já sabia : todos os talões que os cliente deixam nas caixas, vão para o lixo. Mas garantiu-me que todas as lojas comerciais têm acesso aos dados e se o cliente perdeu a fatura, pode adquirir a segunda via.

"Ligue para a Deco", aconselhou.

Liguei para uma das lojas do grupo, no Porto, expliquei que perdera um talão e se era possível obter outra via.

A resposta foi a mesma " Não temos acesso aos dados, não podemos dar a segunda via. A solução é expor a questão no Apoio ao Cliente, no website."

Agradeci e desliguei.

Fico com as calças, que até são giras (impliquei que fazem umas rugas atrás, nas pernas. Defeito meu, com certeza), mas vou enviar um e-mail porque quero ver se me respondem e o quê.

 

 

 

Início

Autoria e outros dados (tags, etc)


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro Coimbra a 26.05.2016 às 03:33

Sou um grande fã das lojas do Grupo Inditex.
Especialmente da Massimo Dutti.
Até hoje não me desiludiram.
No futuro, vamos ver.
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 26.05.2016 às 13:55

À excepção da Massimo Dutti que me desiludiu quando fui trocar uma peça de roupa, que recebera pelo aniversário, fui tratada com algum pedantismo e desprezo, eu cliente que sou e fã da marca, depois de quase um mês de espera , tive que optar pela solução que me deram.
Foi nessa altura que devia ter usado o livro de reclamações .
Quanto às outras lojas do grupo, foi esta a primeira vez.
Beijinho
Imagem de perfil

De Andy Bloig a 25.05.2016 às 19:54

O que te disseram ou é muita burro ou limitou-se a despachar-te.
O fechar o programa, é para registar as facturas e deixar os números trancados. Qualquer sistema de facturação, permite consultar as facturas já emitidas...
Dando o NIF até só precisam de uns segundos para consultar a base de dados e, caso tenhas lá comprado mais coisas, teres de dar a data.
Fizeste muito bem em usar o livro de reclamações.
Não existe legislação sobre segundas vias mas, cada loja é obrigada a ter o registo durante 3 anos. Só não dão se se armarem em parvos. Essa do "não temos acesso" é a mais pura das mentiras. Se não quer dar que dissesse logo "A empresa não tem política que deixe emitir segundas vias das faturas."

Já tive um caso com o Lidl que a factura ficou toda desbotada em cerca de um ano. Fui lá com a máquina, expliquei o que se passou, ficaram com a máquina e o meu NIF. Dois dias depois, telefonaram-me para ir lá buscar uma máquina nova e veio com uma segunda via do talão.
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 25.05.2016 às 23:01

Não cheguei a reclamar no livro.
Fui ao Pingo Doce, falei com a responsável para saber a hipótese, nula, eu sei, de o talão ter ficado na caixa e, como era de prever, comentou que os talões que os clientes deixam lá, vão de para o lixo.
Mas garantiu-me que qualquer loja tem acesso aos dados e pode dar uma segunda via da fatura desde que tenha o NIF e saiba o dia e a hora da compra.
Entretanto, cheguei a casa e deixei uma mensagem no apoio ao cliente da loja do grupo Inditex.
Já nem quero saber da troca, as calças foram baratas, mas quero ver no que vai dar.
Obrigada.
Ah! Copiei e guardei este comentário para o caso de receber alguma resposta negativa e apetecer-me ripostar.
Imagem de perfil

De Andy Bloig a 25.05.2016 às 23:14

Pelo que estive a ver, essa loja é da rede da Zara.
A assistência ao cliente é péssima... então assim que sabem que a pessoa precisa de uma cópia da factura para poder trocar alguma coisa, aproveitam-se de tudo para dizerem que a culpa foi do cliente que perdeu a factura.
Apesar de não existir legislação específica sobre isso, quem vende tem cópia dos dados e deve ajudar o cliente, em caso de problema. A maioria das lojas fornece isso, depois de uma busca ao sistema. Nalguns casos pode demorar um ou dois dias, quando a contabilidade é registada por uma terceira empresa e não são dados registos como o NIF.
Neste momento, em todo o lado que entregues o NIF, para encontrarem a cópia, demora tanto tempo como a introduzirem os 9 dígitos.
Infelizmente, muitas lojas de roupa tem piorado, brutalmente, a assistência ao cliente nestes últimos tempos... para pouparem dinheiro, a formação é feita só em marketing, porque demora menos tempo e dá para trocar por outro ao cabo de poucos meses.
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 25.05.2016 às 23:33

"a formação é feita só em marketing, porque demora menos tempo e dá para trocar por outro ao cabo de poucos meses."
Política dos grandes sobre os mais pequenos , no caso, os funcionários.

Comentar post



foto do autor



o meu instagram


1º desafio de leitura - 2015 2º desafio de leitura - 2017 3º desafio de leitura - 2019

desafio


10 anos




Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D


Encontros - eu fui

IMG_2230 (2).JPG MARCADOR