Madrid # 1
A convite da minha amiga M, decidi acompanhá-la a Madrid ( que visitei em 2014) na viagem, de autocarro, de finalistas dos alunos do 9º ano.
Uns dias antes, a minha amiga tivera um pequeno acidente na perna, estava a ver que seria substituída por alguém que não conheço, garantiu-me sempre que ia, levava as muletas, não desisitiria da viagem, em Madrid os outros dois colegas acompanhariam os alunos quando ela se sentisse cansada.
Felizmente, pela primeira vez este ano, o contrato foi feito com uma empresa que dispôs de um guia, pelo que tomou este toda a responsabilidade das visitas, e até das regras a ter no hotel, nos museus, nas ruas. À excepção do Estádio Bernebéu, a minha amiga acompanhou-nos em todas elas.
Tudo começou à saída da escola, alunos sentados no autocarro, o guia foi num dos lugares da frente, mais espaçoso, do outro lado, sentou-se um colega que não deu oportunidade a ter companhia a seu lado (eu ou o outro colega), várias vezes lhe disse que aquele lugar era o ideal para a minha amiga M estender as pernas, mas fez ouvidos surdos, nunca teve a amabilidade de lhe oferecer aquele lugar.
Eu estava sentada ao lado dela, ainda procurei entre os alunos um lugar para me sentar, não me conhecendo eles de lado algum, e querendo estar à vontade nas brincadeiras, desisti da ideia.
Depois da primeira paragem em Espanha, entrando no autocarro, voltei à carga e disse-lhe que o lugar que ele ocupava deveria dar à M, mas ele ignorou, foi quando lhe disse que me sentava ao lado dele para que ela pudesse estender as pernas e descansar um pouco. E que remédio teve ele senão acatar o meu pedido.
Muitas horas de viagem, chegamos a Madrid, muito trânsito à entrada da cidade, chegamos por voltas das 16:30 horas locais.
Fomos directos ao Museu Rainha Sofia, seguiríamos para Atocha e Jardins do Retiro ( que eu não conhecia), finalizavamos por este dia as visitas, seguiríamos para o hotel a cerca de 20 km que Madrid.
Museu Rainha Sofia
Jardins do Retiro
hotel