Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cantinho da casa

cantinho da casa

não me recordo de ter um Natal...

2017 surpreendeu-me com a chegada de mais dois sobrinhos netos.

O Natal tem sido, há alguns anos, neste cantinho.

Este foi o ano de os casais, irmãos e sobrinhas, passarem em casa dos sogros, pelo que, na noite de Ceia estivemos reunidas oito pessoas. No almoço de Natal, dois membros foram à família do pai, ficamos reduzidos a cinco.

Com muita ou pouca família reunida é sempre um dia especial desde que estejam todos à volta da mesa a conversar e desfrutar das iguarias desta época que convida a comer e beber.

Tudo correu muito bem, chegou a hora de abrir os presentes, jogar um dos jogos de tabuleiro, desta vez o Jogo do Risco, até às 3h30.

No dia 25, as cinco pessoas que estiveram neste cantinho comemoraram o Natal com um excelente repasto, bom vinho e a tradicional doçaria. 
Passou rápida a tarde, para o jantar estariam todos de volta: vieram os irmãos ausentes, nove dos onze sobrinhos e os dois sobrinhos netos cariocas. 

E a casa regressou à barulheira das vozes em conversas disto e daquilo, aos brindes, às brincadeiras das crianças no hall como se este fosse um campo de basquetebol.

Hora de jantar, sentaram-se à mesa dezasseis pessoas.

Depois de jantar, e porque estão todos de férias, fez-se o jogo do Loto. Ninguém tinha moedas, jogou-se a feijões.

Os sobrinhos netos queriam participar do jogo, sentavam-se no colo do pai ou da mãe, pegavam nos feijões, de  quando em vez desconcentravam-nos do jogo.

As  crianças mostravam cansaço, dois sobrinhos diziam estar a chocar gripe, o meu carioquinha mais novo, que tinha vindo do frio da cidade dos avós paternos, estava com tosse, era hora de acabar este Natal e todos descansarem.

Todo o trabalho de preparação do Natal foi o mesmo dos anos anteriores: cozinhar, fazer os doces, preparar a mesa.

Esta casa esteve sempre cheia na festa de Natal. Não me recordo de ter um Natal em que tivessemos tantos membros da família ausentes nas duas refeições. Mas foi um Natal Feliz e sossegado.

 

 

 

 

 

 

6 comentários

Comentar post