Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cantinho da Casa

Cantinho da Casa

Foto da Semana # 19

Maria Araújo, 13.05.18

 

1526229335113.jpg

«Mulheres da tribo Mursi, exibindo sutiãs oferecidos por turistas , regressam à sua aldeia depois de terem ido buscar água a poços».

 

Tinha conhecimento que as fotografias do concurso World Press Photos estavam em Exposição no Hub Criativo do Beato (não fazia a mínima ideia onde ficava), era meu desejo ver, pela primeira vez,  as fotografias do mundo, que foi possível nesta segunda ida a Lisboa, a semana passada.

São imensas as fotografias, umas mais sensíveis e chocantes que outras ( que publicarei por aqui) optei por estas das várias fotografias de Fausto Podavini:

 

« A barragem de Gibe III, no rio Omo, Etiópia, está a afectar não só as pessoas que habitam o Vale do Omo, mas também as que residem à volta do Lago Turkana (onde desagua o Omo) no Quénia .

Povos de oito etnias diferentes vivem neste vale numa harmonia  delicada com o ambiente, dependendo do rio para alimento e segurança.

O governo etíope considera a barragem uma fonte valiosa de energia hidroeléctrica e de água  para a  agricultura  em larga escala, e também um atracção turística , negando que tenha um impacto ambiental negativo.

Críticos chamam a atenção para a diminuição da biodiversidade, a descida dos níveis de água no Lago Turkana , a redução do solo fértil depositado anualmenteo por cheias naturais e a deslocação forçada de povos tradicionais.

O fotografo visitou o Vale de Omo com o objectivo de incentivar uma reflexão sobre como determinados investimentos  colocam em risco o equilíbrio entre os seres humano e a natureza.

Mulheres da tribo Mursi, exibindo sutiãs oferecidos por turistas , regressam à sua aldeia depois de terem ido buscar água a poços.»

 

 

 

8 comentários

Comentar post