Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cantinho da casa

cantinho da casa

desafio de escrita dos pássaros 3.0 - tema 7

o final desta temporada do Desafio de Escrita dos Pássaros. !


Um negacionista, um padre e o Gustavo Santos entram num bar...

Desafio da cor.jpg

 

O negócio corria bem para Etelvino, o proprietário do pequeno bar de praia pouco habitada por turistas cá de dentro, porque os de fora eram a fonte de rendimento para viver durante o inverno, e onde só passavam os amantes das caminhadas e da natureza.
Infelizmente, como muitos outros pequenos negócios, a maldita pandemia fez com que o bar ficasse às moscas, sobretudo nos dias cinzentos. Nos dias de sol ainda aparecia um ou outro caminhante, tomava um café, bebia uma cerveja, e seguia viagem.
Ora numa bela tarde de primavera, o pároco das freguesias de Baixo, de Cima e do Lado, apareceu no bar, sentou-se num dos bancos da esplanada, e pediu un gin tónico ( sim ,o Etelvino também servia gin tónico).
Ficou de boca aberta o Etelvino, " padre é homem, e também bebe", pensou. Serviu-lhe o gin, ao que lhe disse opadre, como que adivinhando os seus pensamentos: "sou homem e filho de Deus, preciso de desafogar as minhas preocupações".
Sentou-se no banco de madeira de frente para o mar, deixou-se levar pela bebida e pela paisagem serena e cheia de luz. " Que paz!" murmurou .
Etelvino, à porta do bar, observava o padre. O seu olhar voltou-se para o outro lado da esplanada.Estava em meditação o seu melhor cliente, de chá, que passava despercebido a quem chegasse.
De repente, os seus pensamentos são interrompidos por uma voz forte, e desconhecida, que o cumprimentava e lhe pedia uma caneca de cerveja.
Aproximando-se do banco onde estava o padre, perguntou se podia sentar-se. O pároco olhou para ele e disse que sim.
A cerveja estava muito fresca, bebeu dois bons golos e depois de um "ah!", meteu conversa com o padre:
Neg- Que bela vista! Andam para aí uns finórios a falar de aquecimento global, que andamos a lixar o planeta. Até aproveitaram-se daquela miúda, a Greta, sabe?para agitarem as mentes dos não iluminados. Todos sabemos que o aquecimento do planeta se deve a causas naturais. Tudo tem o seu tempo e retorno.
Padre- Desculpe. Respeito o seu comentário, pense como quiser, mas é um facto que o planeta está a sofrer há muitos anos, e os interesses económicos estão acima de tudo e de todos... Veja, por exemplo, as chuvas fortes na Europa Central, na Ásia. Veja os incêndios que são cada vez mais intensos e devoradores das florestas; os tornados que se tem verificado no nosso país, a subida do ní...
Gustavo Santos, que, com a voz forte do homem, despertara do zen, aproximou-se deles, interveio na conversa e com uma das suas "célebres " frases, inclinou-se para o negacionista e disse:
- Se queres expandir o que sentes, se queres partilhar com os outros e com o mundo as ideias que tens, e se queres inspirar quem te rodeia, fá-lo de forma afirmativa, mas nunca, nunca mesmo, atinjas seja quem for para chegares onde queres chegar ou para justificar onde nunca chegaste.
Passem bem, meus senhores.

 

12 comentários

Comentar post