desafio arte e inspiração # 8
"Eu amo aquellas mulheres formosas que indiferentes passaram a meu lado e nunca mais os meus olhos pararam nelas."
Almada Negreiros, in ‘Frisos – Revista Orpheu nº1’
As mulheres modernas de Almada Negreiros - Figurinos da Alfaiataria Cunha, 1913, óleo sobre tela
"A mulher moderna emancipada está presente na produção artística de Almada: na moda dos anos vinte ou através da representação de mulheres fumadoras, sedutoras, rebeldes, artistas, cantoras, bailarinas, atrizes, desportistas ou acrobatas. No entanto, ainda subiste o olhar masculino e voyeur que dominou a história da arte, tornou o corpo feminino em objeto e fez dele parte substancial da sua tradição.
A figuração feminina enquanto força de trabalho também é evocada através da representação de mulheres do mar, cuja expressão endurecida e sofrida anuncia preocupações realistas, presentes na obra plástica de Almada dos anos trinta."
fonte daqui
Não vos contar uma história, isto é, eu tenho uma já escrita para o quadro desta semana, e guardada na minha pasta, mas o que aconteceu foi que enganei-me na fotografia, que tirei na Exposição de Almada Negreiros, no Porto, ou em Lisboa?, pois vi as duas, e quando vi no blog da Fátima a imagem que enviei, não correspondia ao que eu escrevera.
Como não queria alterar o texto, e estando com esta semana muito ocupada, aproveito a hora do almoço para vos enviar estes links, sobre o que li e fotografei nas minhas visitas às duas exposições, e possais ver a obra deste homem, que algumas delas foram plagiadas e postas à venda, conforme foi noticiado.
Para quem quer saber mais sobre este homem das artes e da escrita, neste link há muito mais para conhecer.
Neste desafio Arte e Inspiração, participam: Ana D., Ana de Deus, Ana Mestre, bii yue, Bruno Everdosa, Célia, Charneca Em Flor, Cristina Aveiro, Fátima Bento, Imsilva, João-Afonso Machado, José da Xã, Luísa De Sousa, Maria, Maria Araújo, Mia, Olga, Peixe Frito, Sam ao Luar, SetePartidas