Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cantinho da Casa

Cantinho da Casa

31.05.15

Como já não suporto mais ver o jogo da taça, escrevo sobre a tarde de ontem em Ponte de Lima

Maria Araújo

Antes de deixarmos o espaço do Festival de Jardins, fizemos a nossa votação do jardim que mais gostamos e, coincidência, conheci e fotografei uma das projetistas do jardim eleito por nós, o "Reflexos Infinitos", da Áustria.

ponte lima 083.JPG

Fomos em direção ao centro da vila para um lanche num dos lugares mencionados pelo Casal mais "in" da blogosfera.

Antes de meter carro à estrada, consultei o blog deste simpático e muito bem informado Casal, pois não me lembrava do nome desse lugar, que não é um restaurante, mas uma mercearia, conforme aqui transcrito:

O ambiente 

A Mercearia da Vila é uma antiga mercearia com mais de 100 anos, totalmente restaurada. O balcão e os armários são anteriores a 1906, as balanças são autênticas relíquias e até o moinho de café antigo está exposto e restaurado. Dentro dos armários que cobrem todas as paredes da mercearia, há uma invejável colecção de brinquedos do tempo dos nossos avós: de carrinhos a aviões de corda, passando por caixas de música deliciosas. Nas paredes, há anúncios à papa Cérélac (do tempo em que ainda vinha numa lata) ou à "Novidade: a Super Farinha" Fortifex. Num canto, encontra um conjunto de latas, onde antigamente se guardava o chá, ou os magníficos chapéus de chuva de chocolate embrulhados em papel às cores."

 

E eis que nos aparece à frente a fazer canto numa pequena praceta, a Mercearia da Vila.

Entramos, quase na hora de fechar, estava apenas um casal com um bebé, fomos de imediato recebidos por um simpático casal de jovens.

ponte lima 126.JPG

Consultamos a lista, escolhemos sandes de presunto com queijo e rúcula ( a minha foi substituída por alface) e para beber, finos. Não arriscamos na sangria e/ou vinho ou champanhe porque eu conduzia e "se conduzir não beba".

Vieram as sandes para a mesa, um brinde à amizade e às saídas inesperadas, uma trinca na sande e eu, "alto aí que quero tirar fotografias!"

ponte lima 129.JPG

Quando o primeiro bocado de pão entrou na minha boca "ai, que delícia!" proclamaram as minhas papilas gustativas.

"Delicioso pão, delicioso presunto!"

Enquanto comíamos, observavamos a decoração do espaço, os brinquedos da infância, os guarda-chuvas de chocolate, a máquina de furos da Regina (que saudades!), enfim, foi o recordar da nossa infância.

ponte lima 122.JPG

ponte lima 120.JPG

Pensamos comer uma fatia de um dos muitos e variados bolos expostos no balcão mas já não aguentavamos mais nada, deixamos para uma próxima visita à Mercearia.

ponte lima 121.JPG

Pedimos a conta. A dona deste simpático lugar veio receber e foi então que nos disse que andava muito cansada  pois os dois jovens que nos serviram são estagiários.

ponte lima 134.JPG

ponte lima 140.JPG

 

4 comentários

Comentar post