Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cantinho da casa

cantinho da casa

Seg | 23.02.15

Como?!

news.png

 

O chumbo provoca "problemas emocionais"...

 

"A retenção sanciona, penaliza, não se reconhecendo o seu carácter pedagógico", sublinha um relatório deste órgão consultivo do Ministério da Educação, hoje divulgado."Potencia comportamentos indisciplinados, fruto de uma baixa auto-estima e desenquadramento em relação à turma de acolhimento, o que dificulta ainda mais a aprendizagem", adianta o CNE, frisando a "manifesta ineficiência e ineficácia" do chumbo


Quando os pais ensinarem os filhos quais os valores que fazem deste país uma nação valente e imortal, quando houver respeito pelo trabalho dos professores, quando o Estado reconhecer o imensurável trabalho destes, quando não se punir quem provoca o mal estar nas escolas e enquanto as direções meterem a cabeça na areia com receio de retaliações, o comportamento indisciplinado e a baixa auto-estima dos alunos desenquadrados prevalecerá.

A punição sempre existiu, a retenção existe para quem se balda e não quer nada da escola.

Acabar com os chumbos é premiar os alunos baldas e uma penalização para os  alunos trabalhadores, para os assíduos, para os educados, sejam estes médios ou bons alunos.

Nenhum professor chumba por prazer.

Não é justo.

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Maria Araújo 24.02.2015

    Piada, não é. Miguel.
    O Estado quer cortar na educação, há muito que anda no ar esta questão de que os alunos que chumbam é uma grande despesa.
    Mas se controlassem melhor os subsídios escolares e investissem num ensino direcionado para os jovens com problemas de integração, de auto-estima, de aprendizagem e na formação de professores com competências para apoiarem estes alunos, acredito que alguma coisa mudaria.
    Há muitos anos atrás, as Escolas Técnicas eram as escolhidas pela maior parte dos alunos que não queriam seguir para universidade e garanto que saíam de lá pessoas muito bem classificadas, entravam no mercado de trabalho e eram bons profissionais formando bons quadros técnicos. Sei do que falo porque a minha família tinha uma grande empresa cujo assalariado vinham dessas escolas, inclusive os meus irmãos mais velhos estudaram nessas escolas, seguiram para o ensino superior e formaram-se em engenharia.
    Os chumbos, que não por vingança, porque há, também, nunca poderão deixar de existir. Seria mau, muito mau.



  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.