Coisas que adoro no Verão #3
Em criança, na adolescência e até aos 23 anos, antes e depois do mês de férias que passávamos na praia, juntavam-se três famílias amigas e lá íamos todos almoçar para o pinhal. Seguíamos até à praia, quando apetecesse, e no final do dia, voltávamos a parar, para o lanche, entre a praia e Barcelos.
Um "cumbibio" que durava até anoitecer. De vez e quando, ainda passávamos pelo café restaurante Pérola ( ainda existe, confirmei-o há dias quando fui a Barcelos, embora não sei se tem o mesmo género de serviço) e comíamos as deliciosas Clarinhas de Fão.
Enquanto os pais convinviam com os donos, os jovens vinham para o parque terra que ficava em frente, para a brincadeira e até que os adultos decidissem que já era hora de regressar a casa.
Os filhos cresceram, ficaram adultos. Uns casaram, outros seguiram outras caminhos para fora da idade, do país, acabaram-se os convívios.
Nesses tempos que não havia o telemóvel, a música era o diálogo, as brincadeiras, a conversa, as partidas...e a música do rádio portátil.
Hoje, ainda gosto de piqueniques.