Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cantinho da casa

cantinho da casa

Qui | 12.01.17

uma viagem pelos livros

 

Livro secreto - Iniciativa do blog E agora? Sei lá!

 

Quando em 2015,  a MJ, do blog e agora? sei lá!,  lançou o desafio do Livro Secreto, pensei que seria interessante desafiar-me na leitura dos livros de outros estilos e conhecer os gostos das bloggers participantes.

Mensalmente, um livro, vindo não sei de onde nem por quem, chegaria a casa de cada uma das bloggers, ficaria a gozar as delícias dos seus olhos, seguiria viagem para outra casa, até se completar o ciclo de leituras, que acaba agora em Fevereiro

Perguntei-me se conseguiria cumprir o desafio (imprevistos todas temos), mas aventura é aventura, inscrevi-me nesta viagem à volta dos livros.

A minha primeira viagem em «O Plano Infinito» de Isabel Allende, autora que gosto, não foi, de todo, o livro que mais gostei da autora e dos livros deste desafio.

A minha preferência foram para  a deliciosa «A Contadora de Filmes»  de Hernán Rivera Letelier,  «A Pérola» de John Steinbeck, o surpeendente «O Navegador Solitário» de João Aguiar, e «As Velas Ardem Até ao Fim"» de Sádom Márai.

Não foi possível continuar a viagem em  «A Sombra do Vento» de Carlos Ruiz Záfon, embora um dia destes a inicie, visto que comprei o livro. Já em «Cloud» de David Mitchell, que chegou na altura do Natal, não foi possível acabá-lo. Quanto à viagem pela «A Luz» de Stephen King, li umas quantas páginas mas não sendo um género que gosto e sabia que não conseguiria acabá-lo, desisiti.

Sendo a viagem que mais me desiludiu «Adultério» de Paulo Coelho, as outras leituras foram agradáveis. Aguardo o último deste desafio que vai completar este ciclo de viagens.

O livro que enviei foi " Uma Mulher Não Chora" de Rita Ferro, um livro que retrata a vida de uma mulher divorciada " livre, independente, emancipada - às voltas com a ambivalência da sua condição: de um lado, o sonho romântico e o fantasma da solidão; do outro, o orgulho e a exigência de quem pode, finalmente, escolher, ou para quem a dignidade se tornou mais imperativa do que a companhia de um homem."

O resultado deste primeiro desafio foi muito positivo. A confirmá-lo, a MJ publicou no seu blog um novo desafio, uma segunda viagem pelo mundo da leitura.

Publicados nos nossos blogs a segunda viagem de " O Livro Secreto" e aumentando o número de participantes, sugeriu-nos que vos convidasse para esta aventura que vai ser, certamente, mais desafiante.

Para isso, a MJ deixou no seu "e agora ? sei lá!"  o convite, que passo a transcrever:

 

em março irá começar uma nova rodada de livros.

a iniciativa está aberta a quem quiser participar num limite máximo de 25 pessoas (dois anos de troca é muito tempo e quem sabe se batemos a bota pelo meio). 

doze das pessoas que participaram estão dispostas a prosseguir pelo que há vagas para (é só fazer as contas) mais treze!

então e se houver mais pessoas a querer participar?

infelizmente, nesta ronda, não poderemos aceitar e procederemos todas (as doze da iniciativa um) à escolha dos restantes através de critérios tão básicos como o livro em causa, a participação ou não em blogs entre outros.

(no entanto, não deixem de participar porque, tenho a certeza, não deverá existir muito mais do que doze pessoas a querer aderir.)

 

ok M.J. quero participar, como faço?

envia-me um e-mail para eagoraseila@sapo.pt com o assunto livro secreto.

no corpo de e-mail identifica-te e diz o livro que queres enviar. tendo em conta o feedback das participantes, sugiro que além do livro te dizer qualquer coisa, não deve ser muito grande (evita que ultrapasse as 200 páginas).

também deves dizer-me se concordas ou não que o mesmo seja sublinhado.

por fim, não digas qual o livro que queres enviar na caixa de comentários uma vez que a primeira troca é uma surpresa para todos os participantes.

 

E porque não é obrigatório ler todos os livros, vai-se até onde é possível, convido-vos a participarem neste desafio. Garanto que vão gostar (como eu gostei, e vou continuar a viagem) de, mensalmente, ver a caixa do correio com uma encomenda, ver quem é o remetente do livro, de onde vem, e comentar para o decote: " qual será, desta vez, a história?!"

Feito o convite, arrisquem!

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.