a leitura real EDP
Todos os meses faço a leitura de eletricidade cá de casa, entre os dias 7 e 10 de cada mês, e envio para aqui.
No passado mês de Novembro de 2016, o contador bi-horário foi substituído, passei a registar três leituras em vez de duas.
Desde então as minhas idas à EDP foram frequentes, porque a página de leituras não fora alterada, não conseguia registar as três novas.
Depois de várias tentativas na loja e online para conseguir enviá-las, só em Abril ficou resolvido o problema através do meu registo online, que antes, também, não conseguira entrar (após um e-mail a pôr o problema, o assunto resolveu-se).
Foi sol de pouca dura, porque nos meses seguintes fornecia as minhas leituras mas na factura vinha a leitura estimada ( da EDP. Em Julho correu bem, estavam correctas.
Este mês, registei a leitura do contador, atempadamente, no dia 7, para que a EDP não facturasse por estimativa.
Contudo, consultando a minha página de cliente EDP, verifiquei que as datas das leituras estimadas dos últimos dois meses são de cinco dias após as minhas, e aquelas eram as que vinham nas facturas.
Achei estranho. Se tinha o cuidado de as dar dentro do prazo, porque diabo as minhas não eram as facturadas? Não fui reclamar, aguardei a factura de Agosto.
Recebo-as por via electrónica, entre os dias 16 e18, não recebera aindaa do mês, passei ontem, dia 22, na EDP.
A factura estava para ser enviada, desta vez, mais tarde uns dias.
Quando expus a questão das leituras que dou atempadamente e a EDP considerar as estimadas, a funcionária, depois de consultar o computador, elucidou-me desta forma:
" No caso do seu contador, a leitura passou a ser automática, isto é, a senhora deu as suas leituras no dia x, e fez bem, mas a EDP fez o registo automático no dia y ( os tais 5 dias após o meu registo) e este é que conta. Não sei se me faço entender. A partir de agora, não precisa de registar na página as leituras do seu contador porque este fá-lo automaticamente no dia 12. E o envio da factura passa a ser também mais tarde."
Toma, Maria! Se não fosses reclamar ficavas todo o tempo sem saber o porquê de a factura trazer a leitura estimada, que é agora a leitura real!
A minha resposta foi esta: "Entendi, sim. Mas a EDP devia informar os clientes desta alteração. E pode ter a certeza que todos os meses, no dia 12, vou ler o meu contador. Se houver disparidade, garanto que venho reclamar."
Hoje, recebi a factura.
Cá está ela, a minha leitura:
e a leitura real, automática/EDP