Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ditados populares do mês de Agosto

por Maria Araújo, em 08.08.19

que assentam muito bem neste mês de Verão com sabor a Outono, porque hoje não precisei de regar as plantas,

"Primeiro de agosto, primeiro de inverno"

"Chuva de Agosto apressa o mosto"

"Quem malha em Agosto, malha com desgosto"

" Em Agosto toda a fruta tem seu gosto"

"Temporã é a castanha que em Agosto arreganha"

"Seja como for,  Agosto quer calor"

consultas canceladas

por Maria Araújo, em 07.08.19

Acabada a fisioterapia, e sentindo que o meu braço não está a 100%, decidi ouvir outra opinião, marquei uma consulta de neurocirugia no hospital privado, zona sul ( há dois).

Ontem de manhã,  tinha a consulta, fui mais cedo para fazer o check-in, ainda tinha tempo para tomar um café, dirigi-me ao bar.

Estava na pequena fila, quando o telemóvel tocou.

Atendi, uma voz feminina perguntava se eu era a Maria, confirmei que sim, e eis que me diz que estava a falar do hospital privado, das consultas de neurocirugia... Interrompi-a dizendo que estava lá dento, já fizera o check-in, e diz-me ela:

- Pois é! A senhora já está cá, mas eu queria informá-la de que a doutora não vem às consultas. Tente marcar para sexta-feira, que ela vem, ou então para outro médico.

Fiquei chateada, pois claro, porque a informação foi dada em cima da hora, e como percalços todos temos ( não sei se houve algum da parte da médica), não havia nada a fazer, dirigi-me ao balcão para marcar nova consulta.

Expliquei à funcionária o que acontecera, aceitei a consulta para hoje, ao fim da manhã, mas no hospital centro.

De tarde, estava com a minha sobrinha e o bebé, o telemóvel tocou, o indicativo era do Porto, atendi.

Uma voz feminia perguntou-me se era a Maria, confirmei que sim, e eis que me diz que estava a falar do hospital privado, que tinha uma consulta de neurocirurgia marcada para quarta-feira, às 12h, mas tinha a informação do doutor de que não ia dar consulta, se podia marcar para outro dia, embora as marcações sejam para o final do mês.

E foi então que " descarreguei" na senhora.

Expliquei o que acontecera, que sou de Braga, que não tinha qualquer problema em me deslocar a qualquer um dos hospitais, mas era uma falta de ética, sobretudo para quem vem de longe, avisarem os utentes em cima da hora da consulta.

A senhora respondeu-me que desconhecia o ocorrido, e de repente, pede desculpa porque tinha acabado de ver no computador que de facto a consulta da manhã havia sido cancelada, mas ela não tinha culpa de nada, apenas transmitia a informação do médico.

E marcamos nova consulta, para a próxima semana, no hospital do centro, mas para outro médico.

Seria o fim da picada na segunda-feira receber nova chamada a informar-me que o médico não dá consultas. E vai ser então que vou fazer uma reclamação por escrito, embora caia em saco roto porque em tempos fiz uma e até hoje não obtive resposta.

os meus cinquenta

por Maria Araújo, em 06.08.19

(imagem da internet)

Aceitei o convite da Luísa  para participar no desafio que a imsilva lançou no seu blog, sobre os cinquenta ( a meia idade), no século passado era sinal de velhice, a verdade é que, quando  jovem, o conceito que tinha de uma mulher de quarenta anos era de velha, de modo que, quando lá cheguei, decidi que era um disparate, não me via nem sentia a idade, tive sempre uma vida rodeada de amigas e amigos, a maioria mais novas, os anos passaram depressa demais, cheguei aos sessenta com energia, à excepção de algumas mazelas que o raio do tempo se encarrega de me oferecer, e forma de estar, ser e pensar saudáveis.

Tive uma infância a brincar na rua, não gosto de bonecas porque não as tive, os poucos brinquedos que tive eram partilhados com a minha irmã mais velha, fui uma maria rapaz, mas bem comportada...e tímida.

Dediquei parte da minha adolescência aos meus dois irmãos mais novos, uma alegria, uma novidade, foi a fase da minha vida de quase mãe ( mal eu viria a imaginar que na adolescência destes seria eu a "mãe" deles), tinha  férias de um mês na praia, encontros com os amigos, anoiteceres de brincadeira, por isso, uma adolescência saudável.

Vieram os vinte. Ui os vinte! A fase mais louca: o querer e o não querer, a incógnita de saber se iria encontrar o homem da minha vida,  a loucura das noites de Verão nas discotecas, usava tudo o que a moda ditava, o meu 1,50cm não era problema, independente que era, e sou, fazia as férias de Verão com as amigas.

Os trinta,  trabalhadora estudante que fui, foi a etapa mais difícil e mais crítica da vida, porém, com novas amigas de curso, que me ajudaram a ultrapassar muitas das minhas tristezas, tive momentos de cumplicidade, de desabafos e risos,  acabei o curso, mudei de emprego, deixei a paixão dos vinte, fiz-me uma mulher mais madura, mais sensata, mais feliz e orgulhosa com o que tinha alcançado.

Entrei nos quarenta, novos amigos e amigas de trabalho, alguns namoricos, férias fora do país, amizades mais sólidas, casa própria, carro, maior dedicação à família, mais sobrinhos, as primeiras rugas, os primeiros fios de cabelos brancos, ainda  as noites de discoteca, os dois irmãos mais novos casaram, tiveram filhos. E se a família tinha grande significado para mim, passou a ser o mais importante da minha vida.

Costumava comentar com as amigas que, contrariamente ao estilo de mulher do século passado, os cinquenta são os novos cinquenta:  as mulheres deste século, mais independentes, mais experientes, mais selectivas nas suas escolhas, não dão tanta importância ao que os outros pensam de si, frequentam o ginásio, cuidam de si, são mais sexy.

E foram os cinquenta os melhores da minha vida.

Positiva que sou, mais confiante e segura dos meus actos ( e cometi muitos erros), entrei no mundo da internet, conheci pessoalmente pessoas fantásticas, fiz boas amizades virtuais, fiz viagens que nunca esperei fazer, vivi aventuras que pensava não serem para a minha idade, passei a viver intensamente os encontros, os jantares com os amigos,  dediquei mais tempo à leitura, abri o blog.

Deixei de dar valor a coisas supérfluas, a pessoas negativas, egoístas, mesquinhas,  às conversas e amizades de circunstância.

O meu corpo mudou, ganhei um pneu que me custou aguentá-lo ( já não existe), eu, mulher baixa e elegante, cujos amigos elogiavam o corpo e a idade, não tive a crise de menopausa ( que sortuda, confesso), eis que um dia, depois de uma cirurgia, observava as rugas de expressão que desde jovem me habituei a elas, assustei-me com as que, de repente, faziam-se notar nos cantos da boca. A sensação que tive foi de que os meus olhos não quiseram ver que elas estavam lá há tempos.

Aprendi a aceitar cada faixa etária com gratidão pelo que vivi, já não sou a pessoa que fica obcecada  com as marcas que o tempo se encarrega de dar, quero ter saúde física e mental para viver os momentos mais pequenos e simples, com serenidade, até aos noventa (que duvido) quero ser uma velha gaiteira, se lá chegar, quero ver os sobrinhos netos crescidos e como vai ser o seu futuro.

Fico grata por acordar de manhã sempre bem disposta, fazer o que gosto, tratar dos meus compromissos, ler, fazer o que me apetece e à noite deitar-me tranquila e feliz porque o dia até correu bem.

da praia

por Maria Araújo, em 06.08.19

Enquanto os sobrinhos netos estiveram a passar férias na praia, eu não fiz praia, gostava de andar pelo pinhal ou pels beira da piscina a observá-los  nas brincadeiras dentro da água.

Agora que já regressaram a casa, fui à praia aproveitar o dia porque parece que vem chuva.

E o mar era  um lago, a temperatura agradável, sem vento.

Um belo dia de praia.

O meu sobrinho neto bebé adora o mar, chapinhaou na água, brincou com a bola, até que descobriu a toalha.

uma foto # 31

por Maria Araújo, em 04.08.19

Lago do Bom Jesus do Monte

Um domingo cheio de visitantes, um lugar impossível estacionar, sentar para tomar uma água, comprar um gelado. Os acessos pedonais deviam ser somente para este fim.

Infelizmente, fizeram deles parque de estacionamento, pago, os carros têm pouco espaço, as pessoas têm de se desviar para que estes passem.

O Bom Jesus do Monte é Património Mundial da Unesco.

o regresso a casa

por Maria Araújo, em 02.08.19

Estão neste momento a embarcar, os meus sobrinhos netos, deixam as saudades das brincadeiras.

Hoje, fomos à praia para darmos o abraço, e o "até ao Natal".

Enquanto os pais metiam as inúmeras malas no carro, fomos dar o passeio pela praia, hoje com nevoeiro.

IMG_20190802_121727 (2).jpg

O mês de Julho, não foi, como a maioria dos anos é, um mês quente e na praia sente-se a frescura das noites. Mas eles adoram a casa da praia, o pinhal , a piscina, as aulas de ténis ( não gostaram de surf), as festas de aniversário, que coincide com as férias de Verão e as de Natal.

Partiram para o aeroporto, ficamos lá por casa. Almoçamos.O bebé não fez a sesta da tarde.

Hoje, o aniversariante é o meu irmão, fomos tomar café ao hotel Axis. A conversa estava agradável, apetecia ficar por ali a tarde toda, mas deixáramos o saco do bebé em casa, precisavamos de dar-lhe o lanche.

Fomos para a piscina, o bebé adorou a água.

IMG_20190802_164457 (2).jpg

Aquele espaço da casa da praia é tão calmo, não damos pelas horas passarem.

Amanhã, pelas 9h00 de Portugal, os meus meninos chegam ao Rio.

os meus visitantes

por Maria Araújo, em 01.08.19

nas estatísticas do Sapo têm uma média de 100 visitantes ( que insignificância!) desce para os cerca de 70 ao fim de semana.

reparando nos dados estatísticos em tempo real, ali na barra lateral, que nos últimos dias têm andado muito por baixo, depois de um dia fora de casa, reparei, agora ( 21h30) que o número de visitantes de hoje é significativo.

Caramba! Nunca tivera tantos visitantes!

2019-08-01 (2).png

De repente, e porque é habitual ver os destaques na página de notícias do Sapo, fez-se luz nesta cabeça, lá estava a explicaçao de tão elevado número...

Obrigada, Sapo.

2019-08-01 (4).png

Oh!

por Maria Araújo, em 01.08.19

De manhã receber uma surpresa destas, sabe muito bem.

Muito obrigada.

somos totós descontrolados?!

por Maria Araújo, em 31.07.19

A Gaffe comentou comigo:

Seria tão bom que toda a plataforma SAPO, todos os blogs alojados no SAPO, publicassem em simultâneo este apelo! Mas não. É melhor fazer como eu e ir cantando e rindo para outros lados. :(

Se te dói ver o planeta em sofrimento, faz alguma coisa, publica estas imagens no teu blog.

foi uma surpresa

por Maria Araújo, em 31.07.19

receber várias fotografias de umas mini férias  na quinta, no Douro, dos sogros da minha amiga (na foto), um dos lugares mais bonitos que conheci neste país, que ainda tenho muito para conhecer.

Nunca mais lá voltamos.

Uns casaram e tiveram filhos, agora adultos ...vieram os divórcios.

Uma "relíquia"de1995.

Obrigada, Mafalda.

o meu instagram

1º desafio de leitura - 2015 2º desafio de leitura - 2017 3º desafio de leitura - 2019