Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cantinho da casa

cantinho da casa

Nuno Álvares Pereira, O Condestável e O SANTO

 

 

 

Lembro de ter estudado a vida deste homem quando andava a estudar.

Lembro-me do exemplo de humildade e bondade que dedicava a todos os que serviam Portugal.

Lembro-me que foi das figuras da História de Portugal que gostei de estudar.

 

 

 

Ficou conhecido por «O Condestável» devido ao seu cargo de Comandante supremo do exército, estratega nas batalhas dos Atoleiros, de Aljubarrota e Valverde, combates vencidos por Portugal devido ao mérito das suas virtudes pessoais e da sua táctica militar. Os militares eram acompanhados por uma espiritualidade sincera e profunda. O amor à eucaristia e pela Virgem Maria foram trave-mestra da sua vida interior, fazendo construir numerosas igrejas e mosteiros, entre eles, Igreja do Carmo de Lisboa, Igreja de Santa Maria Vitoria, na Batalha.

Ficou viúvo muito cedo (em 1387) e após estar consolidada a paz no país dedicou-se a aprofundar os ideais da Cavalaria e os valores do Evangelho. Posteriormente foi admitido como membro da Ordem do Carmo, de onde só saiu em 1422 para um novo convento em Lisboa, que ele próprio mandara construir.

A 15 de Agosto de 1423 passou a ser Frei Nuno de Santa Maria.

Nuno Álvares Pereira teve uma intensa vida de oração e bem-fazer, numa conduta de grande humildade, simplicidade e amor à Virgem Maria e aos pobres.

Faleceu no Convento do Carmo a 1 de Abril de 1431, onde foi sepultado.

Os restos mortais do beato Nuno de Santa Maria foram transladados por oito vezes, encontrando eterno repouso em 1951, após 520 anos da sua morte, na Igreja de Santo Condestável em Lisboa.

Em 2000 é-lhe atribuído o milagre da cura da córnea do olho de uma idosa de Castelo de Ourém, facto que faz reabrir o processo de canonização.

 

(retirado da internet, Diário IOL )

 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Maria Araújo 26.04.2009 23:45

    Olá. Penso que há uma geração nova que tem consciência do que se está a passar.
    Quem sabe daqui a alguns anos tudo vai mudar?
    Eu tenho fé.

    E anda o povo a cantar ao Benfica, como estou a ver nets momento na TV. Não sou contra, mas enquanto cantam, os políticos riem-se e vão levando a sua avante.
    Beijinho
  • Sem imagem de perfil

    comecardenovopt.blogspot.com 27.04.2009 00:59

    Engraçado..., eu também tenho muita fé nos juvens. Acredito sinceramente que estão já a tentar mudar as coisas. Talvez seja por eu ter 2 jovens adultos, um rapaz já pai e uma menina ainda solteira. São dois profissionais de que me orgulho muito e sinto que os valores que lhes passei estão presentes em todos os aspectos da vida deles. É muito bom uma mãe ver isso. Acompanho também a vida de colegas deles que eu sempre conheci e que vejo agora a serem verdadeiros cidadãos. Por isso, há que acreditar! As coisas vão mudar! Beijinhos

    Emília
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.