Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Reforma antecipada...

por Maria Araújo, em 18.04.09

Estamos habituados a receber e encaminhar e-mails de todo o tipo de assuntos. Alguns mais atrevidos, outros mais sérios, outros ainda com humor.

Independentemente de tudo o que se passa  neste país, seja com os professores seja com os juízes, médicos, políticos, uma coisa é certa: somos um povo com capacidade de construir com humor as preocupações que nos afecta.

Este e-mail que recebi foi um dos que me fez pensar seriamente na minha "reforma"...ainda longe.

 

" E Jesus pediu a reforma antecipada aos 33 anos
 

 

 

 

 


Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado
sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se
aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os dizendo:
*- Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porque
deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de
justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos,
porque eles...**

*Pedro interrompeu:
- Temos que aprender isso de cor?
André disse:
- Temos que copiá-lo para o caderno?
Tiago perguntou:
- Vamos ter teste sobre isso?
Filipe lamentou-se:
- Não trouxe o papiro-diário.
Bartolomeu quis saber:
- Temos de tirar apontamentos?
João levantou a mão:
- Posso ir à casa de banho?
Judas exclamou:
- Para que é que serve isto tudo?
Tomé inquietou-se:
- Há fórmulas? vamos resolver problemas?
Tadeu reclamou:
- Mas porque é que não nos dás a sebenta e... pronto!?
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada... ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma
multidão, nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele,
dizendo:
* Onde está a tua planificação?
* Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção
didáctica mediatizada?
* E a avaliação diagnóstica?
* E a avaliação institucional?
* Quais são as tuas expectativas de sucesso?
* Tens para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a
permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a
bipolaridade da transmissão?
* Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos
conhecimentos prévios?
* Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a
assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem?
* Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo?
* E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?
* Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções
transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e
cooperativos das áreas concomitantes?
* Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que
respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico
constituídos pelos núcleos generativos disciplinares,
transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?

Caifás, o pior de todos, disse a Jesus:
* Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e
reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus
discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino
de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás
notificado, em devido tempo, pela via mais adequada. E vê lá se
reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros
de nomeação definitiva.

... E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos..."

 

 

 

 

 

 

Início

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

De Carapaucarapau a 19.04.2009 às 11:32

Pois então eu vou-te dizer.
*Quando eu tinha 33 anos já tinha a minha estratégia de recuperação dos conhecimentos prévios e mesmo posteriores.
*Respondia às necessidades e interesses do grupo (bem, quando eram grupos de dois, pior quando acontecia serem de três…) e funcionou sempre bem o processo de ensino-aprendizagem.
*É verdade que não incluí actividades integradoras com fundamentos epistemológicos (re)produtivos, mas isso foi por opção.
*Propiciei espaços de encontros para coordenação de várias actividades.
Quanto aos conteúdos conceptuais e atitudinais sempre responderam às necessidades metadisciplinares.
*Fui avaliado em todos os períodos mas era sempre mais fraco no 1º. Depois as notas iam aumentando nos períodos seguintes. Nunca estraguei as estatísticas. Mas tenho de confessar que tive de reprovar concorrentes por ficarem muito aquém do mínimo exigido e, mais difícil de revelar, também fui reprovado uma ou duas vezes.
*Nunca fui titular pois sempre me agradaram as nomeações provisórias…
Por tudo isto não me reformei aos 33 anos…
;-) Bjo.

Imagem de perfil

De Maria Araújo a 19.04.2009 às 14:21

És um querido.
Nem tenho resposta para ti.
Mas sabes que eu reclamo, mas trabalho, porque o meu dever é zelar pelas crianças...e o sucesso.

Beijinho

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



foto do autor


o meu instagram


2º desafio de leitura

desafio


Desafio - Foto da Semana


10 anos



Encontros - eu fui

IMG_2230 (2).JPG MARCADOR


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2011
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2010
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2009
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2008
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D