Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Licenciados ainda têm oportunidade.

por Maria Araújo, em 01.03.09

Mais uma vez deixei o televisor ligado nas notícias  que não acompanho  na totalidade, pois vou para a cozinha fazer algo para o jantar. Quando regresso à sala, neste cantinhodacasa, vejo sempre o restinho da reportagem que passa no momento.

Hoje, na SIC, falava-se de emprego e oportunidades.

Do que vi, mostrava tês situações em que recrutam pessoas licenciadas ou não nas respectivas áreas: energia, saúde e tecnologia.

Chamou-me particularmente atenção a Critical Software    subsidiárias em alguns países do mundo, que suscitou a minha curiosidade. Fui dar uma olhada ao site e confirmei o que ouvi. Trabalham para a NASA, Defesa, Finanças, Energia, Governo e Saúde,  por todo o mundo. Tem protocolos com a Universidade de Coimbra, emprega jovens, alguns deles ainda a estudar, mas com grandes capacidades e apetência para...

Por vezes o jovem completa um curso em determinada área que gosta ou lhe interessa, mas não encontra emprego compatível. Nem sempre também lhes interessa trabalhar noutra área que não seja a que escolheram.

Esta empresa, recicla pessoas para trabalharem com software. O que significa isto?

A empresa pretende pessoas de qualquer idade, com grandes capacidades, que não exercem actividade naquilo que gostam ou não têm emprego.

Proporcionam-lhes formação de 18 meses e têm emprego garantido neste mercado português, que não é ainda muito conhecido.

Das  várias declarações, acentuou-se o papel do jovem na escola na procura do saber , no esforço em aperfeiçoar o que não domina tão bem, o descobrir o que gosta e é capaz de.

Um dos entrevistados, contou que a filha quis entrar para medicina. Não conseguiu e entrou em farmácia. Acabou o curso e  a meio do estágio descobriram que ela tinha apetência para gestão.  Fez formação na área e trabalha agora como gestora. Adora o que faz.

As pessoas devem começar a trabalhar em qualquer coisa que gostem mesmo que não seja da áera para a qual têm habilitações.

 

Remato com o que escrevi em "Opinião de um  Brasileiro de Braga", onde postei um artigo da Revista Exportar.

 

Portugal tem capacidades, meios, pessoas. Há que saber investir naquilo que está ao seu alcance.

 

 

 

 

Início

Autoria e outros dados (tags, etc)


6 comentários

Imagem de perfil

De Artemisa a 07.03.2009 às 11:43

É uma ideia bem interessante :)
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 07.03.2009 às 20:44

É uma boa ideia e que tenho transmitido para os jovens.
Por vezes as oportunidades estão perto.
Nem sempre nos apercebemos. delas.
Um beijinho
Sem imagem de perfil

De Vida de enfermeiro a 06.03.2009 às 02:34

"Portugal tem capacidades, meios, pessoas. Há que saber investir naquilo que está ao seu alcance."

Bonito é usar esses meios e capacidades para construir estádios, tgv's, aeroportos, salvar a careca a corruptos e a bancos (ui...corruptos=bancos ..sorry)
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 06.03.2009 às 23:03

Sim, e tuneis, e hipermercados, e hoteis, e vias rápidas, como se têm feito aqui nesta cidade, que eu gosto, mas que me satura de tanta construção desenfreada ( e parada).
Imagem de perfil

De Carapaucarapau a 02.03.2009 às 19:56

Vou meter a minha foice em seara alheia. Foice ainda por cima já romba de tanta erva que cortou e já totalmente deformada pelas calosidades adquiridas. O problema está no ensino base. Este não pode nem deve ser dirigido para nada. Só tem que fornecer ferramentas gerais e sobretudo incentivar o gosto pelo conhecimento. Aquiridas essas bases e esse hábito, qualquer pessoa está apta a "especializar-se" naquilo que gosta de fazer, em pouquíssimo tempo, e a tornar-se um bom elemento.
Enquanto a "educação" não for isso e enquanto as pessoas entretanto licenciadas em mil e uma coisas que não tem interesse, não se convencerem que tem de enveredar por esse caminho...cá iremos "cantando e rindo" mas sempre a descer a rampa.
1 bjo.
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 02.03.2009 às 23:00

Olá.
Estou inteiramente de acordo, e no que me diz respeito, luto por isso.
Hoje, fui substituir, numa turma minha, uma professora que faltou.
Os alunos estavam numa barulheira irritante, e não ligaram nada ao que eu lhes pedia, mesmo sendo professora deles.
Uma dada altura perguntei o que é que eles e esperam da vida , ao que me respondeu um " Ganhar dinheiro sem fazer nada!"
Risota geral, e gozo.
Fiquei muito decepcionda, porque é a melhor turma que tenho no que se refere ao comportamento. Mas ultimamente, têm andado sem regras e bricalhões. Fiz um relatório à directora de turma.
Ás 17h35 tive aula com eles. Entrei na sala a olhar com ar de zangada.
Perceberam que eu estava disposta agir ,caso não me deixassem trabalhar.
Correu bem a aula. Perceberam que eu tinha ficado muito sentida.
Vamos ver.
Mas é verdade, o conhecimento é fundamental e tem de partir da base. Temos alunos que mal sabem escrever.
Enfim, é a minha profissão, mas gasto as minhas cordas vocais e fico desanimada com a falta de regras, valores e respeito que se vê nas nossas crianças.
Um beijinho

Comentar post



foto do autor


Mundial 2018 "Bora Portugal"


o meu instagram


Desafio - Foto da Semana


2º desafio de leitura

desafio

fotogatia


Encontros - eu vou

eu 1..jpg encontro 3º Encontro.png 4ª Encontro.png Selo 5º Encontro.PNG 6º. Encontro Bloggers (selo v1).jpg

Encontros - eu fui

IMG_2230 (2).JPG MARCADOR

desafio temático de fotografia

20396075_DY5aH.jpeg




Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2011
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2010
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2009
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2008
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D