Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cantinho da casa

cantinho da casa

Will you do the Fandango?

 

No FB encontrei esta imagem que me levou de imediato para a lindíssima música dos "Queen", "Bohemian Rhapsody",  cuja letra foi escrita por Freddie Mercury (uma letra que parece mostrar os conflitos da sua vida interior), é na minha opinião, das melhores músicas desta banda. E é nesta parte

 "I  see a little silhouetto of a man, Scaramouche , Scaramouche will you do the fandango? ", que atinge o seu apogeu, seguida da parte rock, que me deixa completamente "alucinada" e depois a calma,..."Nothing really matters, Anyone can see, Nothing really matters, Nothing really matters to me".

Adoro, adoro, esta música.

 

Depois, lembrei-me do filme "Scaramouche", visto há muitos anos,  que seria bom lembrar (nos dias que correm há imensos scaramouche).

 

 Scaramouche

 

É  um palhaço (personagem da commedia dell'arte) que sempre consegue  se esquivar de situações difíceis que se encontra, geralmente à custa de álguem.  "Scaramucia", nome original, significa escaramuça.

 

Finalmente, o fandango, a dança... Associo à minha juventude.

Quando fazíamos alguma asneira mais grave, costumavamos dizer "ai, quando a tua mãe souber, vais dançar o fandango!" (significava que ias apanhar uma tareia).

 

fandango

 

No Ribatejo, o fandango apresenta um carácter talvez único em toda a península, sendo dançado unicamente com os pés, como num jogo, que nada tem a ver com o sapateado andaluz com os dançarinos colocados um face ao outro. Os braços estão imobilizados junto ao corpo e as mãos são encostadas à parte superior do peito com os polegares estendidos e encostados às axilas. A arte desta versão ribatejana do fandango está no jogo de pés que inclui algumas mudanças de flexão das pernas com elevação lateral com as mãos a descer e a tocar os pés de forma não sincronizada. O corpo mantém-se estático durante praticamente toda a dança e alguns dançarinos são tão hábeis que chegam a dançar com cestos ou copos na cabeça

 

4 comentários

Comentar post