Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cantinho da Casa

Cantinho da Casa

02.01.09

Desafios da Si

Maria Araújo

Andava eu a visitar os blogs, como faço todos os dias, quando cheguei ao da Si e deparo com o desafio muito interessante e que decidi seguir, que passo a enumerar.


 

1- Agarrar o livro mais próximo
2- Abrir na página 161
3- Procurar a quinta frase completa
4- Colocar a frase no blog
5- Não escolher a melhor frase, nem o melhor livro! Utilizar somente o livro mais próximo
6- Passar para 5 cinco blogs
 

Ás escuras, neste cantinhodacasa,  fui a uma das prateleiras do escritório e peguei no primeiro livro que a minha mão sentiu.

 

Contos -  "A catástrofe" - Ed. Círculo de Leitores - Obras completas de Eça de Queiroz-página 161 - 5ª frase completa.

 

De repente, do lado da Rua do Carmo, veio um rumor; era como que uma melopeia ritmada, que se sentia, que vinha no ar, que se aproximava; luzes de archotes, destacando-se no cuidado das casas, apareceram à esquina do Rossio, e um grupo desembocou, marchando vivamente, ao compasso de um hino patriótico, cujo ritmo o impelia, num passo largo:

 

guerra, guerra, guerra á terra santa,

Pela santa independência...

 

 

Lendo o conto e localizando-o no tempo, fui á wikipédia e descobri, o que há anos já não lembrava,  que este excerto se refere ao  Congresso de Berlim , "momento desta conferência Portugal,  apresentou um projecto, o famoso Mapa Cor-de-rosa, que consistia em ligar a Angola e Moçambique para haver uma comunicação entre as duas colônias, facilitando o comércio e o transporte de mercadorias. Sucedeu que, apesar de todos concordarem com o projecto, a Inglaterra,  à margem do Tratado de Windsor, surpreendeu com a negação face ao projecto e fez um ultimato, conhecido como Ultimato britânico de 1890, ameaçando guerra se Portugal não acabasse com o projecto. Portugal, com medo de uma crise, não criou guerra com Inglaterra e todo o projecto foi-se abaixo.

 

 

 

  

E agora faço o que sugeriu a Si. Em vez de escolher blogs a propor este desafio, quem ler este post e desejar seguir as instruções e postar o que leu, óptimo. Sairá um belo trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.