Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cantinho da casa

cantinho da casa

Maiô versus fato de banho

 

Na minha infância, o nome que se dava ao fato de banho era maiô, do francês "maillot". Não sei se a palavra foi, na altura, adoptada do português do Brasil ou do francês.

A peça de praia que caiu em desuso a favor do biquini, está agora em alta, por cá, e para o verão 2014 fez parte dos desfiles nas  passerelles dos nossos conterrâneos do hemisfério sul.

Ora no sábado, após uma passagem pela "noite" de Vila do Conde, que não combinava de todo com o ambiente que eu gosto, decidimos dar um salto a Esposende.

Sabíamos que num dos bares da praia havia uma festa com a participação  de vários DJs (muito na moda por tudo quanto é praia, cidade, esplanadas, ruas) . Fizemos a ronda, de carro, mas pareceu-nos que o ambiente estava fraco. Áquela hora as pessoas dirigiam-se para o Pacha e/ou Biba Ofir. As meninas eram as rainhas do pendant,  com os deslumbrantes vestidos super minis, os tops fora dos ombros, os shorts reduzidíssimos, os cabelos esticados, os lábios com brilho esbranquiçado para realçar os rostos nas luzes da noite, para contentamento dos olhares dos homens e "inveja " de algumas mulheres que se  fixavam na milagrosa beleza de algumas, que a maquilhagem tem o dom de fazer.

Pois bem, sentamo-nos numa das mesas de um bar que habitualmente frequentamos durante os dias de praia, onde também há música e dança.

Não bebo bebidas alcoólicas, estava com fome e pedi uma torrada e um pingo direto. Conversavamos e observavamos o ambiente. Em frente , vários écrans chamavam os nossos olhos para o que passava: Fashion TV.

Como eu adorava, nas tardes de domingo de férias e de inverno, ver os desfiles de  moda, os eventos, as modelos!
Fiquei sem o canal há alguns anos e como não tenho tempo para absorver 90 canais de televisão (chegam os 30 que tenho) nunca fez parte dos meus planos pagar para ter este canal.

Então, no sábado, deliciei-me a ver o que passava na Fashion TV. "Midenite haute", com maiôs (fatos de banho femininos) quase todos de designers brasileiros, fizeram-me recordar os tempos da minha bela infância, quando ainda não se usava o biquini, e o maiô era a peça fashion do verão. Tive um amarelo que os amigos designavam " de maiô estilo Brigite Bardot".

Pois os maiôs que passavam na Fashion TV eram muito semelhantes aos dos anos 60: pintinhas, riscas, subidos.

Não sou grande fã desta peça de praia. São demasiado quentes e eu sinto-me desconfortável.

Nas aulas de hidro uso. Costumo comprar na secção de criança (tem fatos de banho que vão até aos 16 anos), servem-me na perfeição (ah, pois é, nesta secção há modelos mais bonitos e cores vivas, como eu gosto. Nem as melhores marcas têm padrões e  cores de meu agrado).

Hoje de tarde, passando na Calzedónia, lembrei-me que preciso de um biquini. Os que tenho ainda estão em bom estado, mas querendo aproveitar os saldos, agora com 50%, comprei um que me satisfez a carteira.

Não vi os fatos de banho. Nem me lembrei.

Mas lembrei-me do que vi na "midenite haute". Peças sublimes, coloridas, perfeitas, para corpos "quase" perfeitos, não fossem alguns demasiado magros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4 comentários

Comentar post