Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cantinho da casa

cantinho da casa

Desafio/Resposta

 Em resposta ao desafio lançado pela Brilhosinhos ao Tretoso_Mor, e deste para o cantinhodacasa, fiz questão de convidar alguns amigos do cantinho para o fazerem também.

 Óbvio que nem todos gostam destas coisas. Eu fi-lo porque tenho consideração pelo amigo da Treta, um bom humorista das tretas sérias da vida.

O meu amigo carapaucarapau respondeu-me por e-mail (ele é um amigo a sério), e por sua sugestão, uma vez que ele disse que podia postá-lo se quisesses, passo a transcrever os seus sonhos...

 

 

"Sonhos…
 
Que grande problema me arranjaste! Meter-me numa cadeia, coisa com que não simpatizo especialmente, a não ser com as de alta segurança, mas com o pormenor de eu estar do lado de fora.
E ainda por cima tenho de entrar algemado por oito sonhos.
Oito sonhos? E a minha dieta para onde vai? E os 2 ou 3 kg que tenho de perder? Isso faz-se? E os sonhos serão servidos em calda de açúcar, ainda por cima? E que vou eu fazer com as filhós, com as rabanadas, com as broinhas-castelar, com os mexidos, com o arroz doce, com a aletria?
E com os doces de ovos, o bolo-rei, (já agora o bolo-rainha), com a sopa dourada e com a sopa doce? E com o toucinho do céu, com o pão-de-ló e com as tortas?
E com o pudim abade de Priscos que te deve ser tão querido?
E com os bolinhos de Jerimú, com os borrachos, com o bolo podre, com as broas de mel, com as azevias e com as pinhoadas?
E mais não ponho na carta não vá isto parecer as Páginas Amarelas da doçaria…
Oito sonhos? E depois deito-me de barriguinha cheia, descanso a cabeça num travesseiro de Sintra, penso nos pasteis de Belém e nos fofos de Belas (só porque são os que estão mais perto) e acabo por adormecer e ter daqueles outros sonhos que mais não são que um “conjunto de ideias e imagens mais ou menos confusas e disparatadas, que se apresentam ao espírito durante o sono” (Dicionário dixit) e tudo começa a andar de roda e acaba num grande pesadelo?
“8 sonhos 8”, como nos cartazes das corridas de toiros? E depois terei de meter no curro “8 bloguistas 8” para serem lidados cada um deles também por novos “8 sonhos 8” que os vão fazer ter mais não sei quantos pesadelos?
E és tu minha amiga?
Dirás que a ideia (pecado original) não foi tua, mas terás também de pagar as favas (nem que seja só a do bolo-rei).
Depois acontece que os teus sonhos e os dos outros que estão metidos neste barulho, acabam mais por serem “utopias, ficções, fantasias, visões, aspirações”. Talvez até desejos. E nada disso faz mal a ninguém. Os entendidos até dizem que se deve sonhar…
Mas os meus não! Os meus levam muito açúcar, farinha, ovos, leite, etc. São fritos, cheios de gorduras polinsaturadas, seja lá isto o que seja, levam por cima mais açúcar ainda, canela para quem gostar.
Que fazer então? Nada. Quebrar a cadeia, não satisfazer o pedido de uma amiga. Já tivemos a nossa fantasia/ficção, por isso também me sinto desobrigado.
E agora a menos de um mês do Natal, “8 sonhos 8”?
Ficarei por aqui, mas só para não dizeres que sou um desmancha-prazeres, vou contar-te um segredo que mais não foi do que um sonho dos que gostarias que eu tivesse metido na minha lista de oito.

 Sonho que virou realidade, mas que durou pouco tempo, felizmente. Sonhei um dia ser pasteleiro. E fiz de tudo ou quase de tudo. Até

 sonhos…"

 

 

 

E para ti carapaucarapau ficam estes fofos....

 

 

Fofos de Belas

 

 

5 comentários

Comentar post