Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

cantinho da casa

cantinho da casa

Sex | 13.07.12

E este ano? Como vai ser?

 

 

 E este ano? Como vai ser? (a notícia)

 

 

E o final, em pleno!

 

"Se, para 2013, são necessários 2 mil milhões de euros devido ao facto de o  Tribunal Constitucional ter vetado o corte dos subsídios apenas para a Função  Pública e para os pensionistas, já este ano, 2012, precisa-se de outros 2 mil  milhões. É este o montante do buraco que resulta da execução orçamental até  maio, devido à diminuição das receitas dos impostos, das contribuições sociais e  ao aumento da despesa com os juros da dívida pública e com o subsídio de  desemprego. Embora os 13.º e 14.º meses dos funcionários públicos e pensionistas  sejam cortados este ano, o buraco mantém-se. Para o tapar, o Governo pode  valer-se, de novo, da sobretaxa extraordinária sobre o subsídio de Natal dos  privados, já em dezembro, mas há outras soluções previstas, aliás, no memorando  com a troika, como a renegociação das Parcerias Público Privadas ou um corte  mais aprofundado nas rendas excessivas da energia. São medidas que poupam  dinheiro ao Estado e em que o Governo tem andado a passo de caracol. "Os  interesses são muito fortes", avisa o economista João Cantiga Esteves, para quem  ainda há muito que fazer do lado da despesa. "O Estado cresceu tanto, tem tantos  institutos e fundações que já ninguém se entende", remata."

 

 

VALOR PATRIMONIAL TRIBUTÁRIO

 

Entretanto, por curiosidade, fui ao simulador das Finanças e consegui saber o valor patrimonial tributário, aproximado,  da minha habitação.

Recebi há 15 dias a notificação da actualização e fiquei quase em pânico.

O valor subiu cerca de 20 000 euros.

Sem saber o que fazer, pedir uma avaliação iria custar-me um valor considerável, e o estado não perdoa, pelo que, lembrei-me, após ler a notícia acima, de fazer a simulação da minha habitação.

O meu amigo J tinha razão. O Google pede a localização da casa e, pimba, a simulação é feita.

Fiquei estupefacta.

Vou ficar muito quietinha. Pedir uma reavaliação da casa? Nãooooooo!

E se algo que li é o que penso, o meu imposto vai subir cerca de 100 euros.

Sem subsídios, a pagar a habitação, os encargos do IMI... como vai ser?

 

 

 (valor tributário atual)