Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cantinho da Casa

Cantinho da Casa

Parque

Maria Araújo, 16.10.11

Hoje de manhã, decidi visitar o novo parque da cidade de Braga, antiga feira popular, que ficou ao abandono durante muitos anos.

Penso que não ia a este parque há mais de 30 anos.

Mesmo na adolescência não ia lá, porque tinha receio. Dizia-se que era mal frequentado.

No dia de São João, decidi ir à capela de São João e verifiquei que já não era aquele o mesmo parque em terra, um pouco desprezado,  onde se fazia antigamente a feira semanal, à terça-feira, e se faz hoje, quando o parque de exposições está ocupado com algum evento.

Um dia destes, passando junto ao parque, verifiquei que estava vedado, para obras.

Sabia que há um projecto para requalificar todo o parque e o monte Picoto. Mas do projecto à obra, o tempo passa e nada se vê.

Muitas vezes, em conversa, referia o parque da cidade do Porto, e as possibilidades de aqui se fazer, bem no centro da cidade, um parque, mais pequeno, é certo, mas um lugar aprazível e sossegado.
E eis que a obra está a andar.

Todo o antigo parque da ponte está em obras. Para se poder entrar no parque da cidade, por enquanto, dever-se-á entrar pela entrada do antigo estádio 1º de Maio e pavilhão do ABC.

E fui. Entrei. E fiquei surpreendida com o que vi.

Limpo, caminhos arranjados, lago limpo com alguns barcos, um restaurante com café e uma bela esplanada, a antiga estufa e, do outro lado, uma casa habitada que me chamou a atenção pelas belas flores na janela.

Dei a minha volta. Pessoas de várias idades passeavam corriam, caminhavam.

Descobri que nas árvores há placas com os seus nomes. Agradou-me.

À medida que dava a volta ao parque, tirava fotos de tudo: do estádio, da cidade ao longe, da antiga piscina( com o recinto alterado), onde recentemente fora a uma das festas do vinil.

Depois, o estádio, também vedado. Mas, por entre a rede, fui tirando umas fotos e recordando os tempos em que fui sócia do Braga e ia ver os jogos, as risadas, os insultos...mas nunca a violência que se vê nos dias de hoje.

Uma manhã bem passada.

Brevemente, o parque da ponte, que vai dar continuidade ao parque da cidade, estará pronto.

As minha caminhadas serão por lá, afastada da via rápida que liga o centro da cidade à rodovia e à via de Lamaçães, onde os caminhantes são muitos mas os carros demais.

Tenho a certeza que este parque vai ser uma mais valia para a cidade e para todos aqueles que querem usufruir de corridas, caminhadas, esplanadas, sol, e tudo aqui, a escassos 500/600 metros de minha casa.

E agora as fotos, como sempre.

 

 

as obras no parque da ponte, junto à avenida

 

 

 

 

as traseiras da capela de São João

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

a casa dentro do parque

 

descobri esta pedra em homenagem àquele que dá o nome à minha escola

 

 

 também se goza o sol

 

 

a piscina da nossa infância

 

estádio 1º de Maio

 

 

 

Mais fotos aqui

3 comentários

Comentar post