836 - Zangada
Esta semana, na biblioteca da escola, tivemos a "Semana da Biodiversidade". Uma actividade que envolveu as disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa.
Fotografias de plantas, flores, animais rastejantes, textos, poesia, jogos, tudo era motivo para captar a atenção dos alunos e professores para a natureza e o habitat dos animais, em vias de extinção.
Os alunos participaram activamente no jogo e, até Janeiro de 2011, individualmente ou em grupo, quem quiser participar com textos e desenhos, poderá ver os seus trabalho em exposição na bibilioteca e no blog da escola.
Os meus alunos de Língua Portuguesa tinham a visita à exposição marcada para a passada 4ª Feira. Mas como houve greve, não havia funcionários para abrirem os pavilhões, pelo que os alunos não tiveram oportunidade de ver a exposição e participar no jogo.
Ontem, decidi levá-los na minha aula.
Uma aluna leu as regras do jogo e cada um dos 11 grupos tinha que ler as perguntas correspondentes ao número do grupo que lhes foi atribuído,pesquisar nos vários livros, fotos, textos...Registavam numa folha que lhes foi fornecida e, depois de acabarem o jogo, deveriam dirigir-se a uma das colegas da turma, que registava as respostas numa folha própria.
Óbvio que isto demorou algum tempo. Nem todos os alunos conseguiam localizar as respostas, embora estas estivessem sinalizadas.
Enquanto isto, eu, de máquina fotográfica na mão, ia tirando fotografias aos paineis, para editar neste blog.
Ontem à noite, fui à escola para participar do sarau de poesia e canto de encerramento desta actividade.
Foi muito bom. Tirei algumas fotos, que não ficaram boas.
Quando cheguei a casa, liguei o pc para ver as fotos da noite e, de repente, verifico que as que havia tirado durante a aula não estavam por cá.
Procurei em todas as pastas, ficheiros, pendrive. NADA!
Tenho a certeza absoluta de que as enviei para o pc. Antes de regressar à escola, à noite, carreguei a bateria da máquina fotográfica, após guardá-las no pc.
E já procurei novamente hoje e não as encontro.
Não sei o que fiz.Estou ZANGADA comigo. Já não é a primeira vez que isto me acontece.
Tenho de ter mais cuidado.
Segunda-feira, durante o intervalo das 10 horas, e antes que desmontem a exposição,vou tentar tirar novas fotos.
Gosto que os meus alunos visitem o blog e vejam o resultado do trabalho que se faz.
Não sei o motivo, mas esta semana foi intensa, ainda tenho muito trabalho para fazer. Já há quase um mês que passo os fins de semana aqui em casa a trabalhar.
Hoje recusei um convite para ir a Vigo. Tenho fichas para corrigir e um teste para fazer.
E o que fiz eu durante a tarde? Arrumei a casa. E por que estou eu aqui a escrever isto em vez de estar a corrigir as fichas?
Porque precisava de uns minutos de sossego.
Agora está na hora de fazer o jantar.
Mas as fichas estão aqui ao meu lado.
Amanhã de manhã, e porque o tempo está de sol, porém frio, vou caminhar e espreitar algumas lojas.
De tarde vou dedicar-me à planificação das aulas até ao final do período... Vou ter uma aula assistida no dia 9 e nem sequer pensei em nada.
Antes disso anda tenho testes para dar e corrigi.
Anseio ir até à beira-mar. Mas o dever está primeiro.