Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cantinho da casa

cantinho da casa

22 de abril e o Brasil

 

descobrimento_brasil_-_museu_historico_nacional_-_

 

Hoje, também um dia histórico importante, comemoram-se os 515 anos da chegada dos portugueses à Terra de Vera Cruz.

Uma amiga virtual  e blogger duas vezes escreveu na sua página do FB, o seguinte:

 

lillian.png

 

Lembrei-me de procurar o porquê de os portugueses darem o nome Brasil a esta terra e encontrei aqui a exlicação,  que passo a transcrever.

 

Nomes do Brasil

 

- Pindorama : nome de nossa terra atribuído por algumas tribos indígenas. Em tupi-guarani significa terra das palmeiras. Esse nome foi mais usado no período anterior à chegada dos portugueses ao Brasil (1500).

 

- Terra de Vera Cruz (de 1500 a 1501): nome provisório de referência cristã.

 

- Terra de Santa Cruz (de 1501 a 1503): nome provisório de referência cristã.

 

- Brasil (de 1503 a 1824): nome dado pelos portugueses em função da grande quantidade de árvores de pau-brasil existentes na região do litoral brasileiro. A palavra Brasil deriva de brasa, pois esta árvore possui uma seiva avermelhada, cor de brasa.

 

- Império do Brasil (1824 a 1891): após a Independência do Brasil (1822), D.Pedro I ordenou a elaboração de uma nova constituição. Nesta, promulgada em 1824, ficou definido o novo nome do país, fazendo referência ao sistema imperial de governo.

 

- Estados Unidos do Brasil (1891 a 1969): com a Proclamação da República, o nome de nosso país mudou novamente, pois era necessário retirar a referência aos sistema monárquico. A expressão "Estados Unidos" reforçava a unidade territorial e o sistema federativo.

 

- República Federativa do Brasil (1969 até os dias de hoje): o nome do país foi alterado na Constituição de 1969, reforçando assim o termo que faz referência ao sistema republicano.

 

Não é feriado para os Brasileiros, (pois, nós também ficamos sem quatro feriados),  mas há quem faça referência a este importante dia 22 de abril.

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.