Layout - Gaffe
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Andando perdida na blogosfera, lembrei-me do nome Lolita. Procurei o significado do nome e eis que, na Wikipédia, encontro o que passo a transcrever.
Gothic Lolita ou "GothLoli" (ゴスロリ, gosurori) é uma moda urbana japonesa popular entre adolescentes e jovens adultas (e por vezes pessoas do sexo masculino), que vestem roupas de inspiradas, em sua maioria, pela moda vitoriana, rococó ou edwardiana e freqüentemente tentam imitar a aparência de bonecas de porcelana ou princesas. A origem do gosurori é uma combinação da moda lolita – que envolve tentar parecer ‘fofa’ ou meiga a ponto de parecer infantil – e certas características da moda gótica.
A cultura japonesa dá muito mais importância a uma aparência e comportamento juvenis do que a ocidental, e algumas mulheres adultas compram coisas como produtos com a estampa da Hello Kitty – que no ocidente geralmente tem crianças como público-alvo. O Gosurori talvez seja uma extensão desse fenômeno, conhecido como Cute Culture.
Gothic Lolita é uma das subcategorias do visual Lolita (Loli). Outras categorias incluem Classic Lolita (mais tradicional, contando com estampas florais, cores mais claras e mais sofisticadas, e com ar mais ‘maduro’), Sweet Lolita (tons pastéis, temas angelicais, renda, laços e flores), Ero Lolita (que usa cinta-ligas, saias mais curtas, corsets e babydolls), Punk Lolita (usa de corsets, tecidos em xadrez, estampas com caveiras), Country Lolita (abusando de estampas quadriculadas e florais para criar o efeito meigo e campestre) e Gurorori (com temas mais mórbidos e obscuros, incluindo muitas vezes tapa-olho, bandagens e sangue falso).
Embora o termo “Lolita” originalmente possa ser visto como uma referência ao livro de Vladimir Nabokov, e gosuroris geralmente sejam adolescentes, a maioria das seguidoras do estilo não o considera sensual e se incomoda quando ele é interpretado desta maneira. Tentativas de mudar a visão do público geral sobre o estilo Lolita, desvinculando-o da idéia de uma garotinha sensual e tentadora, são freqüentes entre as lolitas ocidentais. Lolitas em geral se apresentam como crianças vitorianas, bonecas, princesas ou jovens recatadas, e preferem parecer ‘meigas’ a ‘sexy’. O uso da palavra pode ser considerado como wasei-eigo, ou o uso de palavras originárias do inglês que ganham outro significado em japonês. O estilo erololita (erotic + lolita), no entanto, usa de influências menos ingênuas. As erololi usam saias rodadas mais curtas, cinta-liga à mostra, corsets e afins – mas a vulgaridade, ainda assim, passa longe.
No Japão, o estilo tem recebido grande atenção da mídia, particularmente depois de 2001 e do “lolita boom”. As lolitas já tinham boa visibilidade nas ruas de Tokyo e Osaka, no entanto. Ultimamente, lolitas tem aparecido na televisão, no mangá (como em Paradise Kiss, no qual uma das personagens se veste de lolita – sweet lolita ou punk lolita, no geral - de Ai Yazawa) e jogos de computador. Fora do Japão, o gothic lolita ainda é um estilo periférico, embora esteja crescendo em popularidade. Juntamente com cosplay e outros fenômenos culturais japoneses, algumas vezes gothic lolitas ocidentais podem ser vistas em eventos de anime e shows na Europa e nas Américas. O estilo ainda não é muito conhecido pelas massas fora do Japão. Revistas sobre o estilo estão disponíveis para a venda na internet e em lojas de revistas japonesas, que também vendem mangá. Fãs do gothic lolita na Europa e nas Américas costumam importar ou costurar suas próprias roupas no estilo, algumas vezes criando lojas online e vendendo seus designs graças à dificuldade de comprar as originais japonesas – e seu preço.
Muitas garotas no ocidente pegaram o estilo gosurori “emprestado”, e criaram um mercado consumidor (particularmente em sites de compras online). A Tokyopop americana recentemente encomendou, junto como a cantora Courtney Love (que NÃO é gothic lolita, tendo já morado no Japão e admira o estilo) um mangá em estilo gosurori chamado Princess Ai, cujo character design foi feito por Ai Yazawa. Esse mangá vem sendo publicado no Brasil pela Conrad Editora. Essa foi a primeira colaboração (pública) entre Japão/Ocidente em termos de Gothic Lolita.
Porém, Courtney Love, é uma riot girl (punk rock feminista típico dos anos 90), pode ter sido influência para muitas japonesas que gostavam de grunge e começaram a detestar o visual parecido com o dos meninos.
Courtney Love vestia-se como uma boneca velha, descabelada, encardida, rabiscada de caneta, dessas que são jogadas num canto qualquer quando substituídas por uma nova ou quando não servem mais para divertir alguém. Ou seja, reporta ao espírito feminista, que denuncia a exploração sexual da mulher, muito difundido nas músicas de bandas como Hole e Babes in Toyland, que são consideradas grunge.
Bom levar em conta que o "do it yourself" da estética punk está presente na estética Gothic Lolita. Do mesmo modo, a atitude feminista, do repúdio à colocação da mulher de maneira erotizada diante dos desígnios masculinos, é uma forma de expressão Gothic Lolita. Por isso, pode ter sido uma referência ocidental para as Gothic Lolitas japonesas.
Pelo filme de Stanley Kubrik, 1962,e cheguei ao vídeo.
Lindo!
O diretor Adrian Lyne (Atração Fatal) leva às telas a história da paixão platônica de um professor por uma bela menina adolescente. Com Jeremy Irons, Melanie Griffith e Dominique Swain. |
" je m' appelle Lo...lita"
o beijo