Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




portal da queixa

por Maria Araújo, em 08.07.17

Desde as 16h30 que estou a preparar fotografias que tirei às minhas mensagens enviadas desde 19 de junho, e apaguei algumas, quando fiz o carregamento do telemóvel, à análises das minhas chamadas e SMS's que fui buscar à página online, aos e-mails enviados para a operadora, tudo isto porque reclamei a taxa que cobraram de duas SMS's, quando só enviei uma.

A resposta da operadora é que ultrapasso o número de caracteres, logo pago duas SMS. 

Depois de vários e-mails, com os registos que comprovam a anomalia, as resposta recebidas acham que eu não tenho razão.  

Aguardei mais uns dias, até que ontem, depois de enviar duas SMS verifiquei que voltou tudo ao mesmo. Dei-me ao trabalho de contar caracter a caracter ( incluindo os espaços), as mensagens que me foram taxadas duas vezes, sem que tivesse ultrapassado o limite, 160, de caracteres, conforme especificado aqui:

"Aproveitamos para esclarecer que os telemóveis mais recentes permitem a escrita de textos longos, superiores ao limite individual que são visualizados no telemóvel como apenas uma mensagem, mas que na prática são várias mensagens agregadas que serão taxadas de acordo com o seu tarifário.

Mais informamos que uma mensagem pode conter até um máximo de 160 caracteres. Este limite de 160 caracteres pode ser reduzido quando o telemóvel utilizado suportar e permitir a utilização de símbolos (ex. “€, |, [, ^ ]), reduzindo o limite para 140, ou até para 70 se forem usados caracteres especiais (por ex. ç, ã), surgindo, por norma a indicação dos números de caracteres ainda disponíveis para utilização e o número de SMS em que a mesma já se encontra dividida surge no campo onde é mostrada a SMS que está a escrever. (exemplo 45/2)."

 

Está a dar-me muito trabalho coordenar tudo isto por datas, encaixar os e-mails com as respectivas imagens e números de caracteres correspondentes a cada uma das SMS.

Ontem, taxaram duas por uma, e uma não foi taxada. Não entendo o que se passa, sei que isto já vem de trás e só descobri há pouco tempo.

Não costumo guardar  por muitos dias as mensagens que envio e recebo, não posso provar as anteriores ao dia 19 de Junho, mas as que aqui tenho estão preparadas para ser encaminhadas, juntamnte com os meus e-mails e as respostas a estes, da operadora, para este portal que a Mula me fez o grande favor de enviar.

Amanhã, será redigida a reclamação e enviada para o respectivo portal.

Obrigada, Mula.

PortalQueixa-Home-1024x671.png

 

 

 

 

 

 

Início

Autoria e outros dados (tags, etc)


9 comentários

Imagem de perfil

De José da Xã a 09.07.2017 às 22:11

Maria,

primeiro documentava-me com o máximo de documentos e enviava à ANACOM. Com o parágrafo a comunicar que a próxima irá uma queixa para o Provedor de Justiça.
Olhe que eles não gostam nada do Provedor...
Experimente. Não perdes nada.
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 10.07.2017 às 00:01


Segundo o comentário do Andy Bloig, não vale a pena fazer nada, tem a ver com o telemóvel.

Beijinho
Imagem de perfil

De Mula a 10.07.2017 às 01:08

A ANACOM não faz nada José da Xã ... Em tempos tive um problema muito grande - tive de meter advogado ao barulho e tudo - com uma operadora e sabes o que a ANACOM fez? enviou-me uma carta tipo, igual a todas as outras... enfim. Como tinha alguns clientes que me diziam quando trabalhava no call centre: "ANACOM? A Ana come, come... Mas não faz nada!" ahahahahha

Agora o provedor de justiça acredito que sim, que ajude!
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 10.07.2017 às 11:58

Mula, o comentário do Andy esclareceu-me, nada vou fazer, a não ser, seguir as instruções que deixou aqui nos comentários.
O que eu acho é que o e-mail resposta à minha reclamação, devia ser mais personalizado.
Enfim, se fosse para puxar a brasa à sua sardinha, ligavam-me.
Obrigada pela tua ajuda.
Uma boa semana.
Imagem de perfil

De Andy Bloig a 09.07.2017 às 16:52

Nem percas tempo com isso... o problema é do telemóvel e não da operadora. Palavras que tenham os acentos, caso uses parentesis seguidos de pontos e aquelas letras especiais, provocam isso.
Por exemplo: Vi o tubarão a surfar no chão (não estava morto).

Se fores contar, são 50 carácteres. Se introduzires esta mensagem no telemóvel, vai-te dizer que tens 88. É que os smartphones tem os programas a reconhecer a internet, quando a rede de SMS não pode usar 1/5000 do que é usado na net. Aquele ). são só 2 mas, para o telemóvel são 28 que é o espaço que ocupa o código do smillie. E os acentos contam como 2 ou 3 carácteres.
A melhor forma é ignorar acentos e ter cuidado ao usar a pontuação.
Nem todos os sistemas operativos dão para bloquear a utilização ao alfabeto GSM mas, podes ir ver ás definições do programa que usas para enviar as SMS e veres se tem por lá uma opção que tenha as definições das SMS e escolheres o GSM ou Unicode. O unicode estará definido, muda para GSM.
(Há é o problema de que se usas o mesmo programa para enviar mensagens pelos chats da net, vais perder os smillies e os outros bonequinhos...)
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 09.07.2017 às 18:28

Estive a ver na lista de análise de meses anteriores, e tenho imensas SMS que foram taxadas duas e eu não dei por nada.
Dei agora porque no momento que enviei uma SMS breve, estava online e dei fá do valor taxado.
Foi quando decidi pesquisar e encontrei imensas mensagens taxadas duas vezes.
Vou ter de investigar o meu telemóvel.
Obrigada.
Acho que mais vale fazer chamadas a enviar SMS.
Vou enviar-te um e-mail a contar mais umas coisas, pode ser?
És experiente e conhecedor destas coisas, talvez me possas explicar o que se passará.
Beijinho
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 09.07.2017 às 18:31

(Há é o problema de que se usas o mesmo programa para enviar mensagens pelos chats da net, vais perder os smillies e os outros bonequinhos...)

Por acaso, raramente uso os smiles, a não ser no whatsapp.
Nem sequer os tenho no Instagram.
Imagem de perfil

De Andy Bloig a 09.07.2017 às 21:20

É esse o problema... é que não usas os smilies mas, se colocares ). o programa das sms reconhece como sendo um smilie. Para ti não vais ver lá o smilie, a outra pessoa também não mas, o envio é feito como se fosse o smilie, daí ocupar mais espaço.

Depende de que sistema operativo tenhas no telemóvel e do programa que usas para enviar as sms. Muitos já não deixam mudar o tipo de escrita e assumem o unicode (que tem acentos, bonecos e links), outros permitem que definas o envio das sms para só usarem o gsm. Assim podes escrever que contam os 160.
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 10.07.2017 às 00:06

Amanhã, vou ver em pormenor como está definido o programa / escrita.
Obrigada.


Comentar post



foto do autor


instagram@mariaaraujo


desafio temático de fotografia

20396075_DY5aH.jpeg

2º desafio de leitura

desafio



Encontros - eu vou

eu 1..jpg encontro 3º Encontro.png 4ª Encontro.png Selo 5º Encontro.PNG 6º. Encontro Bloggers (selo v1).jpg

Encontros - eu fui

IMG_2230 (2).JPG MARCADOR

Outro cantinho





Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D