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carta reclamação

por Maria Araújo, em 02.11.16

reclama.jpg

 

sobre este assunto.

A semana passada recebi e-mail da ERSE.

Hoje, recebi uma carta resposta da Goldenergy.

 

 

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22 comentários

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De Andy Bloig a 04.11.2016 às 21:34

Infelizmente isso é a prática mais habitual. A empresa manda-te o pró-forma a dizer que o que referes é mau e que não aceitam comportamentos desses dos seus vendedores e bla bla bla... Daí que a queixa à ERSE é que os obriga a explicar o porquê dos seus vendedores se identificam de coisas que não é.

Ainda agora no Sexta ás 9 da RTP1, apareceram pessoas que foram levadas ao estilo do que te queriam fazer a ti.
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De Maria Araújo a 05.11.2016 às 10:37


Foi pena não ter visto o programa.
Não estive em casa.
Obrigada.
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De Andy Bloig a 05.11.2016 às 11:51

http://www.rtp.pt/play/p2283/e257883/sexta-as-9

Puxa para os 17 minutos e tal e vê daí para a frente.
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De Maria Araújo a 05.11.2016 às 15:59

Obrigada.
Mais logo vou ver.
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De Maria Araújo a 05.11.2016 às 16:17

Afinal vi agora.
Muito obrigada.
Lamentável aproveitarem-se das pessoas mais velhas para conseguirem uns patacos.
Eu que sou mais nova e não abro a Porta a qualquer pessoa, caí.
Mais uma vez, obrigada.

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De Andy Bloig a 05.11.2016 às 17:20

O pessoal está à caça de comissões, vale tudo. Experimentam numa casa, funciona, tentam aplicar o golpe nas outras todas. Pelo que parece a Gold Energy e a Endesa usam o mesmo sistema que dá um bónus bem gordo por cada cliente angariado. Por isso, este pessoal faz tudo para enganar as pessoas e irem conseguindo contratos.

Eles não se importam com a idade. O pessoal mais novo é que conhece as facturas melhor do que as pessoas mais velhas. Quando estes falsos vêm com as conversas de descontos brutais e alguém lhes passa uma rasteira, espalham-se ao comprido.
A mim foram os da Endesa. O rapaz vinha com o paleio todo despistou-se quando lhe perguntei qual era a potência mais baixa que instalavam. A rapariga viu a factura e ao fazer a conta, ainda tentou apagar uns valores, porque o tarifário que mantenho da EDP dá um valor mais baixo do que o mínimo que cobram. Não sabia que consigo fazer as contas de cabeça e não preciso do telemóvel... Foram de mau humor mas, não refilaram. Com uma vizinha refilaram, porque fizeram tudo e a senhora não assinou o contrato.
Já com o pessoal das operadoras de cabo é a mesma coisa... basta saberes o mínimo de alguma das coisas que vendem, que se espalham com o paleio treinado que usam para toda a gente.
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De Maria Araújo a 05.11.2016 às 19:48


Quando o o rapaz viu a factura e disse que estava a pagar mais disto e daquilo, já desconfiada, disse-lhe que ninguém dá nada a ninguém, nem mesmo a EDP, e foi quando a conversa descambou.
Enfim, caí como os outros, mas não assinei nada, nem sequer mostraram papeis.
É como a treta do Barclays que tem jovens nos centros comerciais a angariarem clientes para o cartão VISA, com oferta de ma´quinas e outras coisas.
Um dia só porque o jovem me pediu para assinar pois precisava de ganhar a comissão, aceitei, só que um mês depois, ainda sem ter cartão, recebi uma carta do Barclays a dizer que o meu plafond/vencimento ( não sei se foi esta a palavra que usava) não tinha os requisitos para o cartão.
Eu fiquei super feliz porque não queria nada o cartão.
Entretanto, depois disso, continuaram, eu dizia que era pobre não ganhava para ter um VISA ( e na verdade até ganhava bem mesmo com os cortes).
Agora, sempre que se aproximam digo que não me interessa.
Lamento que usem os jovens, que ganham à comissão, para se prestarem a estes serviços, e nós acabamos por ser incorrectos, por vezes.
Bom fim-de-semana.
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De redonda a 02.11.2016 às 22:26

Segui o link, comentei lá e fiquei curiosa sobre o que estaria no email e na carta :)
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De Maria Araújo a 02.11.2016 às 22:40

A Goldenergy pediu à ERSE que eu enviasse alguns dados para que pudessem analisar o ocorrido.
A carta da Goldenergy é a resposta às carta que enviei para esta e ERSE.
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De Kikas a 02.11.2016 às 21:46

Ah estive a ler o post que indicaste e fiquei chocada! Eu também não admitia que me falassem assim, por favor tem que haver no mínimo boa educação! Fizeste muito bem em fazer uma reclamação pode ser que desta forma comecem a ensinar boas maneiras a quem trabalha na empresa e lida com o público.
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De Maria Araújo a 02.11.2016 às 22:31

Resumidamente, diz que não compactuam com possíveis práticas abusivas.
Há transparência, clareza e simplicidade de relacionamento com os clientes, no respeito e livre arbítrio de escolha e contratação; repudia práticas abusivas; não se identificam com as alegações da carta reclamação.
Esforça-se para eliminar comportamentos abusivos e que o departamento comercial responsabilizará os infratores pelos actos cometidos.
É isto.
Se era cuidadosa a abrir a porta, agora, redobro o cuidado.
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De Kikas a 02.11.2016 às 22:37

É óbvio, e não é para menos depois de um episódio desses. Mas ainda se dignaram a responder à reclamação, há para aí muito boa empresa que não o faria!
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De Maria Araújo a 02.11.2016 às 22:43

Enviei para a Goldenergy e ERSE, elas contactaram-se, daí a carta que recebi da primeira.
Tinha de ser.
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De Kikas a 02.11.2016 às 22:45

Obviamente! Casos desses têm que ser reportados.
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De Mula a 02.11.2016 às 19:42

Não tinha conhecimento! O que aconteceu foi inaceitável! Seja onde for, ninguém pode ser tratado dessa maneira, e deveria de dar lugar a despedimento! Porra! Quase que aposto que a Golden Energy respondeu, que a tua opinião é muito importante e bla bla bla, como quem diz, isso é tudo muito chato mas não vamos fazer nada!
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De Maria Araújo a 02.11.2016 às 22:32

Está aqui o comentário que fiz à Kikas.

Resumidamente, diz que não compactuam com possíveis práticas abusivas.
Há transparência, clareza e simplicidade de relacionamento com os clientes, no respeito e livre arbítrio de escolha e contratação; repudia práticas abusivas; não se identificam com as alegações da carta reclamação.
Esforça-se para eliminar comportamentos abusivos e que o departamento comercial responsabilizará os infratores pelos actos cometidos.
É isto.
Se era cuidadosa a abrir a porta, agora, redobro o cuidado.
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De Mula a 02.11.2016 às 22:47

Eu não abro a porta a ninguém! Aqui há uns tempos fiquei assustada. Recebi uma chamada de um senhor que dizia que era da EDP e que queria marcar comigo uma auditoria ao meu contador e eu disse-lhe, que se era ao contador que fossem lá quando quisessem que alguém lhes abriria a porta, até que o senhor me disse que também precisava de ir ao quadro eléctrico fazer uma inspecção qualquer. Ou seja, dentro de casa. Como eu e o Mulo saímos muito cedo, na altura às 8h ele disse que não havia problema em ir lá por volta das 7h. Estranhei, tanto que lhe disse que as coisas não eram assim e que eu iria ligar para a edp para confirmar a intervenção, ele acedeu. Liguei para a edp e ninguém me sabia dizer nada, diziam que não tinham informação nenhuma, e por isso para eu não abrir a porta que poderia ser um esquema porque as equipas da edp só começam a trabalhar às 9h e que por isso e lá por volta das 7h que era uma coisa muito esquisita.

Voltei a ligar para o senhor a dizer que eu não lhe iria abrir a porta porque a edp não sabia de nada. Ele teve de me dar toda a informação dele: código de funcionário, a inspeção que ele ia lá fazer e não sei que mais. Depois compreendi que ele não era da edp, ele era o que inspecionava a edp, ou seja, que verificava se o meu contador tinha sido adulterado por alguém da edp ou não, e depois de ligar para ele e para a edp uma série de vezes lá encontrei alguém que me conseguiu confirmar que aquilo ia acontecer, e que o senhor efetivamente trabalhava para uma empresa externa. Ainda assim marquei para um horário em que eu e o Mulo estávamos em casa e com o número da polícia registado, não fosse o diabo tecê-las.

Este testamento todo para dizer que a falta de detalhe e de informação por parte das empresas gera este tipo de mal-entendidos... parece que só se preocupam com eles e com o trabalho deles sem se preocuparem com as pessoas... É muito triste...
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De Maria Araújo a 02.11.2016 às 23:59

Ó MUla, mas a EDP costuma enviar carta a informar que vai ser efectuado um determinado serviço, que , na verdade é feito por empresa que contratam quer seja de gás, quer seja de electricidade.
Recebi uma carta a avisar que vão substituir o contador de electricidade, mas ainda ninguém veio cá.
A empresa também tem de contactar. Pelo menos tem sido assim que tem acontecido aqui.
Quanto a abrir a porta, nunca abro, sobretudo quando o toque da campainha indica que é cá em cima, porque se for do exterior, falo pelo intercomunicador.
Foi o que aconteceu com esta cena da Goldenergy.
Abri porque tocaram da porta da rua e identificaram-se como funcionários da EDP.
Com esta experiência, se antes era cuidadosa, agora, vou ser rigorosa.
Aliás, nunca abro a porta de cima a ninguém.
Por vezes, vou descalça espreitar pelo monóculo, não conheço, não abro, faço de conta que não está ninguém.

Beijinho
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De Mula a 03.11.2016 às 12:22

Assim deveria de ser realmente... mas não recebi nada, e foi um verdadeiro filme de terror para a edp me conseguir informar... ahahahah
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De Maria Araújo a 03.11.2016 às 12:35


Ahahahaha!
Imagino.
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De Mula a 04.11.2016 às 21:23

Maria, se puderes andar pra trás na tua box vê o sexta às 9 de hoje. Deu uma reportagem sobre várias pessoas que andaram a ser enganadas pela Golden Energy! Lamentável!
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De Maria Araújo a 05.11.2016 às 10:36


Não tenho box, Mula.
Obrigada, mesmo assim.
Beijinho

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