Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

cantinho da casa

cantinho da casa

2º Livro Secreto

do desafio  M.J. .

Um autor desconhecido, o primeiro livro que leio, uma história surpreendente!

Sándor Márai - As velas ardem até ao fim.jpg

Sinopse:
 
Um pequeno castelo de caça na Hungria, onde outrora se celebravam elegantes saraus e cujos salões decorados ao estilo francês se enchiam da música de Chopin, mudou radicalmente de aspecto. 
O esplendor de então já não existe, tudo anuncia o final de uma época. Dois homens, amigos inseparáveis na juventude, sentam-se a jantar depois de quarenta anos sem se verem. Um, passou muito tempo no Extremo Oriente, o outro, ao contrário, permaneceu na sua propriedade. Mas ambos viveram à espera deste momento, pois entre eles interpõe-se um segredo de uma força singular...
 
 
Algumas passagens:
 
" Reflectia muito sobre isso também, quando um dia comecei a procurar na minha e nos meus livros. O tempo passava e a vida tornava-se  cada vez mais opaca em redor de mim. Os livros e as recordações acumulavam-se, adensavam-se. E cada livro continha uma pitada da verdadeira natureza das relações humanas, porque nenhum conhecimento torna uma pessoa mais sábia."
 
" A amizade, pensava eu - e tu, que andaste mais pelo mundo fora, certamente sabes mais e melhor que, aqui na minha solidão campestre - , é relação humana mais nobre que pode haver entre os seres vivos humanos. É curioso, os animais conhecem-na também."
 
" Eras o parente de Chopin, o misterioso, o orgulhoso. Mas  no fundo da tua alma escondia-se uma emoção convulsiva -  o desejo de ser diferente daquilo que eras."
(...)  "Temos de suportar a traição e a infidelidade, e o que é mais difícil, entre todas as tarefas humanas, temos de suportar a superioridade moral ou intelectual de uma outra pessoa."
 
" Com um movimento lento, atira o pequeno livro para as brasas. As brasas começam a fazer um fogo escuro, acolhem a sua vítima, absorvem lentamente e fumegantemente a matéria do livro, chamas miúdas levantam-se das cinzas."
 
 
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.